quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Inês Henriques e Miguel Carvalho vencem 20 km em Leiria

Partida das provas de 10 e 20 km, Miguel Carvalho, Inês Henriques
e o sub-18 Daniel Gouveia. Fotos: fb ADAL
Montagem: O Marchador
Competindo pela primeira vez em provas de marcha desde que tomaram parte nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto passado, Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, e Miguel Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica, venceram no domingo (11 Dez.) os 20 km do Challenge de Leiria da disciplina, evento que integrou ainda outras distâncias e escalões etários dos campeonatos distritais conjuntos de Leiria, Santarém e Coimbra.

Nos femininos, Inês Henriques obteve 1.32.40, marca que a própria não estaria à espera de conseguir nesta fase da época, numa prova que apenas teve mais uma atleta a conclui-la, Vera Portela (Leiria MA, 1.51.50, recorde pessoal).

Nos masculinos, com prova bem mais animada, Miguel Carvalho realizou 1.29.38 e impôs-se na parte final ao seu colega de clube Miguel Rodrigues (1.29.46), depois de se ter assistido ao comando isolado até cerca dos 17 km de Rui Coelho (CA Seia), que viria a ser o terceiro classificado (1.30.57). De notar ainda outro representante de Seia, Pedro Martins, que aos 48 anos de idade registou 1.35.06. Foram 9 os participantes.

No que diz respeito aos campeonatos distritais, e no caso de Leiria, o título feminino absoluto foi para Daniela Cardoso, também olímpica no Rio-2016, que fez a sua aparição agora como individual nos 10 km, vencendo com 46.32. O título absoluto masculino ficou na posse de Cristiano António (AC Vermoil, 10 km, 48.17). No caso de Santarém, Cláudio Cotrim (CP Alcanena, 49.15) e Inês Henriques sagram-se campeões distritais, esta na passagem dos 10 km (marca por apurar). O título absoluto feminino de Coimbra ficaria entregue a Ana Tocha (UC Eirense).

Noutras provas disputadas, destaque-se as melhores prestações pessoais do sub-16 João Bernardo (PC Covilhã, 5 km, 25.03) e do sub-18 Daniel Gouveia (CA Seia, 10 km, 48.40), especialmente este último (3.º nos nacionais de sub-18 e de sub-20 deste ano) que foi excluído pelo responsável do Sector de Marcha da FPA de recente concentração nacional para jovens.

A nível do ajuizamento, constatou-se a presença de juízes de marcha conforme o regulamentado, sendo até três deles do painel internacional, e a aplicação do Pit Lane nas provas para jovens, algo que sucede entre nós pela primeira vez num circuito em estrada.

Veja os resultados, aqui.