segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Arbitragem portuguesa em foco

Jorge Salcedo. Foto: facebook do próprio
Montagem: O Marchador
A arbitragem nacional atravessa um excelente momento, e disso não temos a menor dúvida pois são constantes as nomeações para presenças em grandes competições internacionais, ano após ano.

Este ano, as maiores competições organizadas pela Federação Internacional de Atletismo contaram com a participação de árbitros internacionais portugueses, culminando com a presença de quatro oficiais lusos nos Jogos Olímpicos.

Nos Jogos do Rio de Janeiro o atletismo foi a modalidade com mais oficiais nomeados. Jorge Salcedo (Delegado Técnico) participou pela quarta vez, depois de já o ter feito em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008, José Dias (Juiz Internacional de Marcha) marcou presença pela terceira vez, depois de Atenas e Pequim, Samuel Lopes (Oficial Técnico Internacional) repetiu Pequim e Luís Figueiredo (Juiz Internacional de Partidas) estreou-se.

No corrente ano, os juízes internacionais de marcha portugueses estiveram em grande atividade por esse mundo fora. Joaquim Graça atuou no campeonato mundial de nações (Roma), e no mundial de veteranos (Perth), José Ganso nos europeus de veteranos (pista coberta e estrada), em Ancona, Vasco Guedes em Espanha, no Grande Prémio da Corunha, e ainda José Dias que, além dos Jogos, ajuizou nos campeonatos nacionais do Brasil (Rio de Janeiro), de Itália (Ancona, pc), do Japão (Wajima), da Coreia do Sul (Hwaseong), da Ucrânia (Ivano-Frankivsk), no Festival de Marcha de Alytos (Lituânia), no Grande Prémio de Huangshan e no Tour de Suzhou, ambos na China. De assinalar, também, a presença de todos eles em dois eventos internacionais realizados em Portugal, o Grande Prémio de Rio Maior, que contou para o challenge de marcha da IAAF, e o Europeu de Veteranos (estrada), que teve lugar em Monte Gordo, no Algarve.

Para 2017 a arbitragem portuguesa volta a sentir-se honrada com a nomeação, em número significativo, de oficiais seus para as mais relevantes competições do âmbito da Associação Europeia de Atletismo (EA) e da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Nos mundiais de atletismo, em Londres, Jorge Salcedo, de novo, volta a assumir função de grande relevo ao ser o chefe dos Oficiais Técnicos Internacionais, equipa na qual estará integrado outro português, António Costa. Nas provas de marcha foi nomeado o internacional Joaquim Graça.

Nos mundiais de Sub-18, que terão lugar em Nairobi, capital do Quénia, José Dias foi nomeado juiz-chefe das provas de marcha, repetindo idêntica função quando atuou nos mundiais de Sub-18, em Donetsk (2013), e nos europeus de Sub-20, em Kaunas (2005).

A nível europeu, e referindo-nos aos «experts» da marcha, Joaquim Graça atuará na Taça da Europa, que se realizará em Podebrady, na República Checa, competição na qual Luís Dias será o Delegado Técnico da Associação Europeia de Atletismo, Vasco Guedes ajuizará as provas de marcha dos europeus de Sub-20, em Grosseto, Itália, e José Dias estará no Troféu Lugano, na Suíça.

Dos Oficiais Técnicos Internacionais, Luís Abegão será o Delegado Técnico no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Gyor, na Hungria e foi nomeado ainda para atuar na Superliga Europeia (Lille, França), competição para a qual Rui Loução intervirá, integrando o Júri de Apelo. Este juiz setubalense está ainda nomeado para os Europeus Sub-23, em Bydgoszcz, na Polónia. Nesta mesma competição, Jorge Salcedo será o Delegado Técnico e Luís Figueiredo o «starter». José Paulo Moreira atuará em Grosseto, nos europeus de Sub-20, na qualidade de chefe dos ITOs, e será o Delegado Técnico na Taça da Europa de Lançamentos, a realizar em Las Palmas, Espanha. Na Superliga da Taça da Europa de Provas Combinadas, que se disputará em Tallinn, na Estónia, António Costa chefiará o Júri de Apelo, enquanto para a I e II Ligas da Taça da Europa da mesma especialidade, que terá lugar na vizinha Espanha, em Monzom, Samuel Lopes será o Delegado Técnico.

Nota: Poderá ainda haver nomeações de oficiais portugueses para meetings ou challenges da EA ou da IAAF.