quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Clube Português de Marcha Atlética (1 Dez.1982)

C.P.M.A.
Montagem: O Marchador
Fundado a 1 de dezembro de 1982, o Clube Português de Marcha Atlética foi a primeira associação de marchadores constituída com o objectivo de divulgar a especialidade no nosso país, dando continuidade no todo nacional ao trabalho que nos primeiros anos de reimplantação da marcha em Portugal esteve centrado em Lisboa.

Na escritura realizada a 12 de Janeiro de 1983, em Vila Franca de Xira, compareceram como outorgantes José Dias, Aires Denis, Luís Dias, Paulo Alves, José Baptista, Carlos Menezes, Mário Pinto, José Belo, Ana Toureiro e José Domingues que, com exceção deste último, integraram os seus primeiros órgãos sociais, que foram completados com Paulo Vieira, José Tavares, Joaquim Machado, Basílio Pedro e Albino Silva. Os estatutos foram publicados na III Série do «Diário da República» de 25 de Março de 1983.

O CPMA, como ficou conhecido, dedicou-se à promoção regular de iniciativas de formação de juízes e técnicos, ao apoio à organização de competições de norte a sul do país, chegando mesmo a dispor de delegados em vários distritos.

Simultaneamente, e como forma de motivar e premiar o desempenho e entusiasmo pela especialidade, distinguiu personalidades e entidades que mais se destacaram nas áreas da competição, da organização e do apoio à disciplina, materializada na realização na década de 80 da Festa Anual da Marcha Atlética (FAMA).