sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inês Henriques e Ana Cabecinha favoritas em Chihuahua

A conferência de imprensa em Chihuahua. Foto: El Cierre.
Montagem: O Marchador
Chihuahua, cidade do norte do México, acolherá hoje a primeira grande competição de marcha atlética do corrente ano, integrada no challenge mundial de marcha da Federação Internacional de Atletismo, esperando-se a presença de atletas de 15 países.

Haverá provas de 20 km masculinos e femininos, 50 km masculinos e, ainda, de 10 km juniores masculinos e femininos, num circuito com um perímetro de 2 quilómetros, constituindo para muitos atletas a oportunidade de alcançarem mínimos para a Taça do Mundo de Taicang, que se realizará nos dias 3 e 4 de maio.

Os prémios monetários são de montante considerável, totalizando cerca de 51 mil dólares. Os vencedores das provas de 20 km e de 50 km receberão 5.000 dólares cada um, 4.000, os segundos classificados, 3.000, os terceiros, 2.000, os quartos, e 1.000 dólares, os quintos.

Ana Cabecinha, a campeã nacional, e Inês Henriques, discutirão entre si o triunfo na competição, ambas em bom momento de forma, a que só não se juntará Vera Santos, que também atravessa um excelente momento, devido a compromissos desportivos com o clube que representa. Susana Feitor, que se encontra a estagiar em Flagstaff, nos EUA, certamente com o objetivo de estar na melhor condição física possível em Rio Maior, a 5 de abril, é outra das presenças portuguesas anunciadas. 

Inês Henriques que venceu a competição nas últimas três edições, em declarações à imprensa, reconheceu que, desta vez, não está na sua melhor forma física mas que com o apoio do público, que sempre a tem acarinhado, espera vencer de novo, apesar da forte oposição de Ana Cabecinha.

Nos mexicanos a expetativa é grande relativamente a Horacio Nava, o ídolo da terra, que vai apostar o máximo nos 50 km com vista a alcançar os mínimos exigidos para a Taça do Mundo, talvez a sua única oportunidade. A prova de Chihuahua é a segunda das três competições que selecionarão os marchadores mexicanos os grandes eventos internacionais da época.