domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ana Toureiro, José Ganso e Vasco Guedes distinguidos pela FPA

José Ganso, Ana Toureiro e Vasco Guedes.
Por proposta do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo, apresentada em reunião geral de Conselhos de Arbitragem, que teve lugar no dia 1 do corrente mês, na sede daquele organismo, foi aprovada a atribuição de distinções honoríficas a Ana Toureiro, José Ganso e Vasco Guedes.

Ana Toureiro, de Lisboa, foi distinguida, por unanimidade e aclamação, com a Placa de Mérito, a segunda mais alta condecoração atribuída por aquela entidade suprema da arbitragem nacional, justificada pela prestação de serviços relevantes e de exemplar dedicação, através de prolongada atividade à causa da arbitragem.

Integrada no painel nacional do nível mais elevado na área do ajuizamento da marcha atlética, desde o ano da sua criação, em 1990, Ana Toureiro é também membro do painel internacional, tendo atuado, nessa qualidade, nos Campeonatos Europeus de Esperanças, disputados em Tampere, na Finlândia, em julho de 2013.

José Ganso, de Setúbal, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação, distinguido, também por unanimidade, com a Placa “Arnaldo Santos”, é um dos “históricos” da especialidade, reentrando, recentemente, no painel internacional da Associação Europeia de Atletismo.

Vasco Guedes, de Santarém (juiz de mérito), é outra das personalidades que, unanimemente, viu o seu nome eleito para a atribuição da Placa “Arnaldo Santos. Integrante do painel internacional de juízes especialistas de marcha para a área europeia e juiz de mérito da respetiva associação, é o único elemento da arbitragem portuguesa a estar presente na fase preliminar europeia dos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrer em finais de maio, em Baku, capital do Azerbaijão.

Além dos referidos juízes, foram ainda distinguidos, pela FPA, Samuel Lopes (Placa Honra ao Mérito), António Costa, Helena Carvalho e Luís Figueiredo (Placa de Mérito), Elisabete Costa e Rui Loução (Placa “Arnaldo Santos”).

De Arnaldo Santos, há a dizer que dedicou-se de alma e coração à causa da arbitragem, especialmente nos últimos anos de vida. Presidente do Conselho de Arbitragem da FPA, empenhou-se ativamente na construção de sólidos alicerces no setor do ajuizamento da marcha atlética.

As Placas, os diplomas e os pins, serão entregues em cerimónia solene, a anunciar oportunamente.