sábado, 26 de maio de 2012

Sul-africano Marc Mundell nos Jogos de Londres

Marc Mundell e a equipa completa da África do Sul.
Fotos: Lenar Halhmatullin/Runners.ru e Racewalk.co.za
O sul-africano Marc Mundell foi a grande figura da equipa sul-africana que participou na Taça do Mundo de Marcha, disputada este mês em Saransk, na Rússia, ao obter nos 50 km marcha o mínimo “A” para os Jogos Olímpicos de Londres, com o tempo de 3.57.57 e estabelecendo um novo recorde nacional e de África.

“Dei o meu melhor pois sabia que seria a minha última oportunidade para estar nos Jogos. O calor foi intenso durante quase toda a prova e, por isso, consumi muitos líquidos a fim de não sofrer demasiadamente os efeitos da desidratação”, declarou aos jornalistas logo após concluir a competição o felicíssimo Mundell.

O atleta, de 28 anos de idade, a prepara-se para a sua primeira olimpíada na carreira, acrescentou ainda que passou por momentos difíceis particularmente quando aos 33 quilómetros de prova foi acometido de câimbras musculares. No entanto, refere, a sua forte atitude mental e o entusiástico apoio do seu treinador e dos colegas de equipa contribuíram para que acelerasse o ritmo nos últimos quilómetros atingindo o almejado sonho.

A sua anterior melhor marca, que também era recorde do seu país, foi obtida em Zittau, na Alemanha, a 25 de Abril de 1999 e estava fixada em 4.04.54.

Na outra competição em que a África do Sul apresentou atletas, os 20 km masculinos, Lebogang Shange foi o melhor da equipa com 1.30.05. Thami Hlatshawayo (1.30.58), Wayne Snyman (1.32.06), Pierre de Villiers (1.34.03) e Armond Nel (1.35.14) completaram a representação sul-africana.

A equipa (na foto), foi enquadrada tecnicamente por Carl Meyer, dinâmico treinador que está apostado em trazer para a África do Sul eventos de grandeza mundial relacionados com a especialidade. A Cidade do Cabo tem sido cenário, nos últimos tempos, de importantes competições de âmbito nacional.