sábado, 5 de maio de 2012

Jorge Llopart orienta nova geração de marchadores mexicanos

Llopart nos Jogos de Moscovo e em conversa com Hausleber.
Fotos: Yuriy Somov e El Marcador.
Jorge Llopart, um dos primeiros dos grandes marchadores espanhóis de nível internacional é, hoje em dia, um treinador de sucesso por terras mexicanas.

O México foi uma grande potência da marcha mundial contando já com 9 medalhas olímpicas e 118 atletas medalhados em competições internacionais. Se é certo que nas últimas olimpiadas os seus atletas têm estado afastados dos lugares do pódium, uma nova esperança renasce com a ajuda do experiente e competente Llopart.

Três dos mais destacados atletas mexicanos da atualidade marcham sob orientação de Llopart: os irmãos Palma Olivares, Ever de 19 anos (1.21.02 nos 20 km) e Isaac, de 21 anos (1.21.14), ambos com mínimos olímpicos, e Clemente Garcia, de 22 anos, que procura baixar das 4 horas nos 50 km.

Quando há alguns anos Llopart foi convidado pela Comissão Nacional de Cultura Física e Desporto (CONADE), organismo responsável pela atividade desportiva no México, para trabalhar num projeto ambicioso para a marcha atlética, não vacilou e quis, deste modo, retribuir todo o apoios e ensinamentos que recolheu enquanto atleta.

Em 1977 Hausleber assistia a uma competição em que participava Jordi. O pai, Moisés Llopart, era seu treinador. Então, o famoso treinador polaco, naturalizado mexicano, disse para Moisés: “o teu filho tem potencialidades, porque não o mandas para o México?”

Assim aconteceu. O sucesso foi enorme. Três anos depois, nos Jogos Olímpicos, em Moscovo, Jordi Llopart proclamava-se vice-campeão olímpico e tornava-se o primeiro atleta espanhol a alcançar uma medalha olímpica. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, já como treinador, o seu pupilo, Daniel Plaza, subia ao lugar mais alto do pódium na prova dos 20 km marcha.

No dia do seu aniversário a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os parabéns pelas 60 primaveras e formula votos de sucessos desportivos, na senda dos já alcançados.

Fonte: El Marcador