sábado, 19 de maio de 2012

Os marchadores pré-seleccionados para Londres

Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e João Vieira.
Fotos: Getty e FPA. Montagem: O Marchador
João Vieira nos 20 e nos 50 km, Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos, nos 20 km femininos, são os marchadores portugueses pré-seleccionados para os Jogos Olímpicos de Londres, a realizar de 27 de Julho a 12 de Agosto próximos. A indicação dos atletas, feita esta semana pela Federação Portuguesa de Atletismo, não é definitiva mas será necessário algum acontecimento especial para que a lista venha a ser alterada.

A primeira constatação é a de que todos os atletas pré-seleccionados para as provas de marcha têm já experiência olímpica: Ana Cabecinha participou nos Jogos de Pequim, em 2008, obtendo o oitavo lugar; Inês Henriques esteve nos de Atenas, em 2004, classificando-se na 25.ª posição; Vera Santos repete a participação de Pequim-2008, onde foi nona; João Vieira é de todos o mais experiente, com duas presenças concretizadas (Atenas-2004 e Pequim-2008), além de uma presença em Sydney-2000 que não chegou a traduzir-se em participação efectiva dado que o atleta adoeceu na noite anterior à prova. Em Atenas foi 10.º enquanto em Pequim terminou no 32.º lugar.

Em Londres, João Vieira poderá alinhar em qualquer das provas de 20 e 50 km, ou ainda em ambas, dispondo para uma e outra de mínimos A.

A confirmarem-se estas participações ficam de fora três atletas com mínimos. Susana Feitor tem mínimos A e comprometeu a possibilidade de uma sexta participação olímpica após um desempenho menos bom na Taça do Mundo de Saransk (13 de Maio). Antes tinha participado em Barcelona-1992 (desclassificação), Atlanta-1996 (13.ª), Sydney-2000 (14.ª), Atenas-2004 (20.ª) e Pequim-2008 (desistência).

Com mínimos B encontram-se Sérgio Vieira (20 km) e Pedro Isidro (50 km), que poderão participar nos Jogos de Londres se ainda obtiverem mínimos A ou se, por qualquer motivo, João Vieira não vier a fazer parte da lista final de seleccionados (por exemplo, em caso de lesão do sportinguista). Pode ainda dar-se o caso de João Vieira optar por apenas uma das duas provas em que pode alinhar, ficando assim aberta a porta à paticipação do colega com mínimo B na outra distância.

Em 2012, Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos disputaram o nacional de marcha em estrada (Quarteira), o Grande Prémio Internacional de Rio Maior e a Taça do Mundo de Saransk, tendo Inês acrescentado o Encontro Internacional de Marcha de Chihuahua (México) com que abriu a época na distância de 20 km. João Vieira iniciou o ano com os 20 km dos regionais de Lisboa em estrada, apresentou-se depois nos nacionais de Quarteira (20 km) e de Pontevedra (50 km) e competiu ainda no Grande Prémio de Rio Maior na Taça do Mundo de Saransk.