sábado, 12 de maio de 2012

Álvaro Martín em destaque no boletim de Barcelona-2012

A alegria de Álvaro Martín ao bater em Lugano o recorde
espanhol de juniores de 20 km. Foto: Jérôme Genet
Ao passarem 20 anos sobre os Jogos Olímpicos de Barcelona, a Cidade Condal recebe de 10 a 15 de Julho, mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Atletismo para Juniores, a disputar no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Montjuïc. Do programa constam as habituais provas de marcha de 10 mil metros para femininos e para masculinos.

Os interessados em acompanhar desde já a informação sobre o evento disponibilizada pela organização podem aceder ao sítio virtual dos campeonatos, em http://www.bcn2012.org, onde é possível encontrar notícias, programa, regulamentos, espaço para inscrição de voluntários, informações sobre a cidade e publicações.

Neste último domínio das publicações pode fazer-se a assinatura de um boletim informativo («newsletter»), cujo terceiro número publica uma interessante entrevista com o jovem marchador Álvaro Martín.

Atleta nascido em Llerena, perto de Badajoz, Martín é a nova «estrela» da grande potência mundial da marcha que é a Espanha. Com apenas 17 anos, Martín bateu recentemente o recorde espanhol de juniores de 20 km marcha, com 1.22.12 h, marca obtida a 18 de Março durante o Troféu Lugano, Memorial Mario Albisetti. Álvaro Martín foi 16.º classificado numa prova ganha pelo italiano Alex Schwazer com a marca que lhe da a liderança mundial do ano na distância: 1.17.30 h.

Na entrevista, publicada em língua castelhana e muito acessível mesmo a quem não domine o idioma, Martín fala dos seus inícios no atletismo, dos resultados alcançados na marcha e das perspectivas para a sua carreira e para os mundiais de Barcelona. A Newsletter 3 está disponível aqui.