quinta-feira, 7 de maio de 2020

No aniversário de Sérgio Galdino

O marchador olímpico brasileiro Sérgio Galdino.
Fotos: O Globo e António Prado/Fesporte
Montagem: O Marchador
Sérgio Vieira Galdino, que foi um dos mais destacados marchadores brasileiros de todos os tempos, completa no dia de hoje 51 anos de idade, aniversário pelo qual a equipa deste blogue lhe endereça os parabéns desejando-lhe muita saúde e felicidades.

Galdino é de uma região no Brasil com muitas tradições na marcha atlética – Blumenau, no Estado de Santa Catarina, que tem fornecido muitos e bons valores no contexto da especialidade, em representação das seleções brasileiras de atletismo em importantes eventos internacionais.

Com quatro anos de idade saiu com a sua família do município de Armazém, onde nasceu, rumo a Blumenau e aos quinze anos iniciava-se no atletismo pelas mãos do seu professor de Educação Física na escola, tendo depois sido encaminhado para Fundação  de Desporto de Blumenau para treinar com o prof. Ivo da Silva. O sucesso foi inegável ao ponto de representar o Brasil em nada menos de três Jogos Olímpicos: Barcelona (1992), Atlanta (1996) e Atenas (2000), somando-se ainda, entre várias outras competições internacionais, seis participações em Campeonatos Mundiais de Atletismo.

Com um vasto e rico currículo desportivo, destaca-se-lhe, no plano nacional, a subida ao lugar mais alto do pódio em campeonatos nacionais de 20 e 50 km marcha e a conquista de 16 medalhas de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina. No plano internacional, importa referir o sexto lugar conseguido nos 20 km marcha dos Mundiais de Estugarda, em 1993.

Ainda na prova dos 20 km marcha, outro dos grandes marcos na carreira desportiva de Sérgio Galdino deu-se quando na cidade alemã de Eisenhüttenstadt, a 14 de maio de 1995, bateu o recorde brasileiro e sul-americano na distância, realizando o tempo de 1:19:56. Só 21 anos depois, outro grande atleta brasileiro – Caio Bonfim, haveria de o suplantar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 (1:19:42).

Sérgio Galdino, que é formado em Educação Física, exercendo a atividade na Prefeitura Municipal de Blumenau, é atualmente o vice-presidente da Federação Catarinense de Atletismo e continua ligado à marcha atlética, agora na função de treinador.