sábado, 23 de maio de 2020

Dominik Černý com renovada esperança na qualificação para Tóquio

Dominik Černý. Fotos: facebook do próprio e A Hearty Nomad
Montagem: O Marchador
Dominik Černý, promissor e internacional marchador da Eslováquia, de 22 anos de idade, foi submetido na semana passada a uma artroscopia do joelho esquerdo na esperança de ver resolvida a lesão que o vinha apoquentando desde setembro do ano passado.

Após longa espera, não só pelos necessários exames complementares mas também pela situação provocada pela pandemia do coronavírus, a operação cirúrgica foi realizada com sucesso pelo Dr. Romana Oravu no Hospital Ružinov, em Bratislava.

Černý, atleta do Dukla Banska Bystrica que é treinado pela dupla Roman Benčík/Ľuboš Machník, está ciente da importância de uma boa recuperação pós operação, que deverá demorar cerca de três meses, mas o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021 deixa-lhe com renovada esperança de qualificação para o evento, particularmente nos 50 km. Nesta distância detém 4:01:51 obtida na cidade italiana de Reggio Emilia, em 2018, em estreia aos 20 anos de idade, com potencial de melhoria da sua marca em vários minutos.

De acordo com a peça de Gabriel Bogdány publicada no «site» da Federação Eslovaca de Atletismo [aqui], Dominik Černý é um dos cinco marchadores que anseiam pela qualificação para Tóquio. Os outros atletas são, Matej Tóth, o campeão olímpico no Rio 2016, Michal Morvay, nos 50 km, Miroslav Úradník e Mária Katerinka Czaková, nos 20 km.

O blogue «O Marchador» formula a Dominik Černý votos de boa e rápida recuperação.