sexta-feira, 29 de maio de 2020

Federação do Japão cancela os 50 km marcha de Takahata

Masatora Kawano a bater o recorde nacional do Japão na edição de 2019.
Fotos: JAAF. Montagem: O Marchador
A edição n.º 59 dos campeonatos japoneses dos 50 km marcha de Takahata, que estavam agendados para se realizarem a 25 de outubro deste ano naquela cidade da Prefeitura de Yamagata, já não terá lugar este ano.

A exemplo de muitas outras organizações que viram os seus eventos adiados ou cancelados devido à situação pandémica motivada pela Covid-19, a competição japonesa de Takahata seguiu o mesmo caminho. Uma das três grandes competições nacionais de marcha que têm lugar no Japão, esta vocacionada para os 50 km, com a certeza da seleção de um especialista para um grande evento internacional, junta-se a Wajima que também viu anulada a sua prova, que estava marcada para abril.

Em 2019, os campeonatos de Takahata proporcionaram a obtenção de dois grandes resultados: Masatora Kawano, que bateu o recorde do Japão com o tempo de 3:36:45, melhorando em 18 segundos o anterior máximo que estava na posse do campeão mundial na distância, Yusuke Suzuki, e Satoshi Maruo que se classificou na segunda posição com o tempo de 3:37:39, também superando o anterior recorde nacional de Suzuki. Ambos ocuparam as posições cimeiras na lista mundial daquele ano.

A competição é uma das que anualmente se enquadram na lista de eventos certificados pela World Athletics, válidos para o ranking mundial da disciplina, normalmente contando com a presença de, pelo menos, cinco juízes internacionais, vários europeus. Fazemos votos que toda esta situação seja ultrapassada tão breve quanto possível e que em 2021 a prova possa surgir com toda a força e qualidade a que já nos habituou, numa excelente organização que conta a participação ativa de Yukio Seki, responsável pelas Relações Internacionais da Federação Japonesa de Atletismo (JAAF), Akira Fujisaki, presidente do Comité de Juízes da JAAF, e Tomoya Ishii, juiz internacional de marcha do continente asiático, a quem agradecemos pela transmissão da notícia.