segunda-feira, 11 de maio de 2020

Dunfee com lugar garantido para Tóquio

Evan Dunfee nos 50 km em Wajima 2019.
Foto: Twitter do próprio. Montagem: O Marchador
Depois de muitas semanas de incerteza e que culminaram com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, a Federação de Atletismo do Canadá decidiu colocar o foco nos desempenhos entretanto conseguidos pelos seus atletas, nomeando já para esse evento desportivo à escala planetária dois maratonistas (Trevor Hofbauer e Dayna Pidhoresky) e um marchador de 50 km, neste caso Evan Dunfee.

Dunfee vê assim reconhecida pela sua federação, e para o efeito, a marca de 3:48:54 conseguida em Wajima, em abril de 2019, quando foi 7.º classificado na prova aberto dos campeonatos japoneses de 50 km, tendo por base determinação do Comité Olímpico Internacional em que os atletas que tenham obtidos os mínimos de participação (50 km, 3:50:00) os manterão para 2021.

Como referido pelo atleta, na ocasião não atribuiu grande significado ao mínimo olímpico obtido até porque iria ter mais oportunidades, algo que a realidade atual mostra bem o contrário pela situação de pandemia causada pelo covid-19. Hoje sente-se muito feliz por se ter qualificado cedo, recordando a situação peculiar da troca de sapatos ocorrida durante a prova, cerca dos 41 km.

Relembre-se que Evan Dunfee, entre vários desempenhos internacionais relevantes, foi 4.º classificado nos 50 km dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, com um recorde pessoal e nacional de 3:41:38, e nos recentes mundiais de Doha (2019) obteve a medalha de bronze também na distância de 50 km.