quinta-feira, 21 de maio de 2020

Eleonora Giorgi, uma apaixonada pela cozinha

Eleonora Giorgi. Imagens: Atletica TV e Pinterest. Foto: Colombo/FIDAL
A marchadora olímpica italiana Eleonora Anna Giorgi foi ontem (20/5) convidada da Atletica TV - FIDAL (Federazione Italiana di Atletica Leggera), onde, para além dos aspetos relacionados com a sua atividade desportiva, confessa ser uma apaixonada pela cozinha, e particularmente na confeção de doces, tendo aproveitando o período de quarentena devido à pandemia provocada pelo coronavírus para se dedicar a experimentar receitas que ainda não tinha provado.

Giorgi refere ter iniciado o treino no exterior no passado dia 4 de maio, a data definida pelo governo italiano para a retoma de atividade para os atletas de alto nível de modalidades individuais, tendo desfrutado de um sentimento de liberdade, sentindo-se até como se estivesse no seu primeiro dia de escola. Por agora tem apenas utilizado circuitos em estrada ou em parques, evitando horários de maior afluência de pessoas, e no sábado passado já concluiu uma sessão de 20 km, naturalmente ainda não a ritmos que conseguia antes da paragem forçada.

Sobre as suas opções competitivas, que passaram dos 20 km para os 50 km, distância esta que lhe proporcionou o recorde da Europa (4:04:50), vencendo na Taça da Europa de Alytus 2019, e a medalha de bronze no mundial de Doha 2019, tem muita pena que não tenha sido possível realizar este ano o Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha em Minsk, onde ambicionada obter uma marca abaixo das quatro horas. Depois, na segunda fase da temporada, dedicar-se-ia aos 20 km dos Jogos Olímpicos de Tóquio/Sapporo.

Enquanto falava, manifestou-se emocionada com as imagens que passavam da parte final da sua prova em Doha e da subida ao pódio, referindo que, particularmente nesta fase sem competições, gosta muito de reviver esses momentos, acrescentando outros como o recorde da Europa de 50 km e o recorde italiano de 20 km (1:26:17, Múrcia 2015). Essas recordações dão-lhe motivação para os próximos objetivos, embora nesta fase ainda não se saiba o que vai acontecer nos tempos mais próximos nem quando será a próxima competição.

Quando da retoma da normalidade, entre outros aspetos, imagina um regresso competitivo no período de outubro a dezembro, o que inverte um pouco o que está habituada, e espera ter várias provas para avaliar a sua condição no confronto com outras atletas, apontando depois aos Jogos Olímpicos.

A interessante entrevista a Giorgi na Atletica TV, a par de Claudio Stecchi, saltador com vara, pode ser vista aqui.