quarta-feira, 6 de maio de 2020

Evocando Mário Paiva, antigo presidente da AA Lisboa

Mário Paiva numa das Festas Anuais da Marcha Atlética no início da década de 80.
Fotos: arquivo «O Marchador»
Foi no início dos anos 80 que a marcha atlética conseguiu começar a ver reconhecida a sua condição de especialidade atlética com estatuto igual ao das restantes disciplinas da modalidade.

Num exemplo para as restantes associações de atletismo do país, a Associação de Atletismo de Lisboa demonstrou pela marcha atlética um respeito institucional pioneiro, acarinhando-a e permitindo algumas originalidades, com a constituição da Comissão Regional de Marcha.

Durante 10 anos, o motor do apoio da AAL à marcha foi o seu presidente, o Dr. Mário Paiva. A ele deve a marcha atlética os primeiros passos seguros da caminhada que trouxe a disciplina ao nível que atualmente patenteia. É também a ele que todos devemos o exemplar contributo para que o desporto seja cada vez mais rico, mais diversificado e mais praticado pela juventude.

Mas onde tudo começa? Foi Aires Denis, o grande pioneiro da marcha atlética portuguesa, quem contara como se deram os primeiros passos na tentativa de institucionalização da disciplina no nosso país: “… como não se fazia marcha em Portugal, lembrámo-nos (referia-se ao francês Raymond Ysmal, seu colega na empresa Telemec, onde ambos trabalhavam) de ir à Federação propor que se fizesse marcha. A Federação não atou nem desatou e a coisa assim ficou. Depois fomos à Associação de Lisboa. Foi aí que se formou um grupo que ficou dentro da Associação e começámos a trabalhar para se desenvolver a marcha. Foi aí que a marcha nasceu. O Dr. Mário Paiva colaborou, ajudou, facilitou-nos tudo. Fiquei lá como diretor responsável pela marcha. Começámos a organizar provas aqui e além…

Mário Luiz Salvo Paiva foi um desportista eclético tendo praticado, além do atletismo (100/200 metros e estafeta 4x100 metros pela equipa do SL Benfica), o futebol, o ténis de mesa, o basquetebol, o voleibol e o andebol. Foi presidente da Associação de Atletismo de Lisboa de 1978 a 1989 e presidente da Assembleia Geral de 1990 a 1997. Foi ainda Assessor para o Planeamento e desenvolvimento do Desporto na Câmara Municipal de Lisboa e Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Nacional do Desporto.

Com uma vida dedicada ao desporto, Mário Paiva, de trato afável e conversador nato, foi distinguido e galardoado por diversas entidades públicas e desportivas, em reconhecimento do seu notável trabalho desenvolvido, das quais destacamos as seguintes:

Medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Governo Português;

Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo Governo Português;

Diploma da IAAF, hoje WA (World Athletics);

Homenagem pública na cerimónia dos 25 anos da Marcha Atlética Portuguesa (Santa Maria da Feira, 1999);

Um bem haja, Dr. Mário Paiva.