sábado, 30 de maio de 2020

No aniversário de Rubén Aguilera

Rúben Aguilera. Foto: facebook do próprio. Letras: Vexels
No dia de hoje assinala-se o aniversário do nosso amigo argentino, Rubén Aguilera,  motivo pelo qual a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os PARABÉNS!

Rubén Aguilera, que completou 72 anos de idade, tem uma longa e rica carreira dedicada ao desporto e, especialmente, ao atletismo. Jornalista de profissão, agora aposentado, foi atleta e treinador, tendo ainda desempenhado funções relevantes na área do dirigismo e do ajuizamento. Em agosto de 2017, aquando da realização dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Londres, foi distinguido, no decorrer do Congresso da IAAF (hoje WA) com o “IAAF Veteran Pin” em reconhecimento do seu meritório trabalho à causa do atletismo.

Durante vários anos integrou os principais painéis da arbitragem mundial, nomeadamente, na qualidade de Oficial Técnico Internacional, tendo integrado a equipa de oficiais que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e nos de Pequim, em 2008. Nesta edição dos Jogos, na qualidade de Juiz Internacional de Marcha (nível III) foi Adjunto do Juiz-chefe de Marcha.

É o mais antigo juiz internacional de marcha do mundo em atividade, agora integrando o painel sul-americano da especialidade onde, com regularidade de desde há vários anos, integra as equipas de ajuizamento nas mais importantes competições do continente americano. Ingressou no principal painel mundial de especialistas em 1981. Presidiu e integrou as direções de diversos organismos desportivos mas, aqui, destacamos o atual cargo de presidente da Comissão de Marcha da Associação Pan-americana de Atletismo, que exerce desde 2003, e presidente do Círculo de Jornalistas Desportivos da Cidade de Mar del Plata, desde 2014.

É autor de vários trabalhos publicados, no âmbito do atletismo, dos quais salientamos os livros editados sobra a especialidade, Marcha Atlética (1985) e História das Copas Pan-americanas de Marcha Atlética (2007).

Felicidades Rubén!