terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Siu Nga Ching com recorde nos Campeonatos de Hong Kong de 20 km Marcha

A premiação feminina e fase da prova com Siu Nga Ching e Man
Kit Chin. Fotos: Short Hair Leung. Montagem: O Marchador

O facto mais relevante dos Campeonatos de Marcha Atlética de Hong Kong, em estrada, que tiveram lugar no domingo passado (16), com uma temperatura a variar entre os 18 e os 23 graus centígrados e uma humidade relativa entre 60 a 85%, foi o estabelecimento de um recorde nacional na prova dos 20 km marcha femininos.

De facto, Siu Nga Ching, que passou alguns anos nos EUA e licenciou-se pela Universidade de Lindenwood, no Missouri, concluiu a sua prova competindo em autêntico “contra-relógio”, com a marca de 1:34:45, melhorando em 28 segundos o seu anterior melhor registo na distância (1:35:15), quando participou nos Mundiais de Londres, em 2017.

Na sua página de Facebook, Siu agradeceu a todos quantos a apoiaram na concretização do êxito, numa fase ainda preparatória da época, em consecutivas manhãs de treino ao frio. O objetivo para a melhor marchadora de Hong Kong em 2019 será o de alcançar a marca estabelecida pela Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF) para os Mundiais de Doha (1:33:30) e situar-se, obviamente, nas 60 melhores.

Particularmente interessante é a atividade da Associação de Marcha Atlética de Hong Kong com a realização de várias atividades ao longo do ano. Uma das duas regiões administrativas especiais da República Popular da China (a outra é Macau) mas, na teoria, um país independente, possui no restrito (23 membros) Painel de Juízes Internacionais de Marcha da IAAF, dois juízes: Man Chun Yeung e Wang Tak Fung.