segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

María Pérez - Atleta do Ano em Espanha

María Pérez e o troféu «Melhor Atleta 2018». Foto: AS

A atleta de Granada, María Pérez, recebeu a distinção que a consagrou como a Melhor Atleta de 2018 em Espanha, superando outras grandes figuras do atletismo espanhol, que este ano mereceu honras de destaque nas principais competições internacionais.

Pérez, de 22 anos de idade, conquistou este ano o título europeu na prova dos 20 km marcha, disputada em Berlim, batendo o recorde nacional do seu país com a marca de 1:26:36, uma época realmente fulgurante para esta atleta treinada pelo antigo marchador Daniel Jacinto Garzón, em Guadix.

Foi com 11 anos de idade que começou a praticar a marcha atlética e no ano passado, nos Mundiais de Londres, já dera um ar de sua graça ao classificar-se na 10.ª posição entre as melhores do mundo. Ambiciosa, sabe que não chegou ao teto da marcha atlética, no plano mundial, reconhecendo que ainda tem muito que aprender.

Tendo como objetivo cimeiro os Jogos Olímpicos de 2020, nada é deixada ao acaso. Por estes dias, nesta fase preparatória da nova época desportiva, tem estado em Tóquio, juntamente com outros marchadores de eleição, Diego García Carrera (medalha de prata nos Europeus) e Laura García-Caro (sexta em Berlim), tomando contacto com o circuito da competição, as condições climáticas e o ambiente da própria cidade.

Fonte: AS