terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Claire Tallent e Caio Bonfim destacam-se nos 50 km da Austrália

Caio Bonfim, Claire Tallent e Kelly Ruddick nos 50 km em Melbourne.
Fotos: Race Walking Australia. Montagem: O Marchador

A australiana Claire Tallent e o brasileiro Caio Bonfim impuseram-se nos Campeonatos da Austrália de 50 km marcha que tiveram lugar este domingo (2/12), em Melbourne (Fawkner Park).

Na primeira vez que os campeonatos australianos de 50 km marcha integraram a prova feminina, Claire Tallent ganhou sem oposição de monta, com o tempo de 4:28:52, longe do seu recorde pessoal de 4:09:33 (4.ª melhor marca do ano) quando conquistou a medalha de bronze nos Mundiais de Seleções que se realizaram este ano em Taicang, na China. Kelly Ruddick terminou com 4:54:31, muito sofrendo nos últimos oito quilómetros tendo parado em mais que uma vez, mas ganhando redobradas forças muito graças ao apoio do público e da sua família, batendo o recorde australiano de veteranos no escalão W45. A marca deverá ainda ser considerada como recorde do mundo na categoria.

Para Claire, inspirada pelo sucesso do seu marido, Jared Tallent, nas grandes competições internacionais na distância, é motivo de orgulho ser uma das pioneiras nos 50 km femininos e poder estar nos Mundiais de Doha “uma experiência única” pela singularidade da prova vir a ser disputada à noite.

Nos 50 km masculinos, com a ausência à última hora do australiano e multi-medalhado olímpico, Jared Tallent, devido a uma lesão no pé, as portas para o triunfo ficaram claramente abertas ao brasileiro Caio Bonfim, que teve de pautar a sua marcha em contra-relógio, terminando no tempo de 3:55:24 com o outro participante na distância, o veterano Andrew Duncan, a não passar dos 40 quilómetros.

Para o medalhado de bronze nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres a satisfação era evidente. “Os 50 km são uma prova muito dura. Não é nada fácil. Foi muito importante participar como minha preparação de base para 2019. Foi um treinamento de luxo. Volto para casa com uma medalha e com mais bagagem de treinamento. O ano de 2019 será cheio e espero conseguir bons resultados”, declarou Caio ao site da CBAt.

Nas outras provas extracampeonato e abertas, foram vencedores, nos 20 km, Rhydian Cowley, com 1:24:24, e Jemima Montag, com 1:35:48, nos 10 km sub-20, Oscar Tebutt, 44:59, e Alanna Peart, com 51:02, e nos 5 km sub-18, Jemma Peart, com 24:21.

Resultados de todas as provas, aqui.