sábado, 8 de dezembro de 2018

Grande Prémio de Natal de Lisboa este domingo

Fotos: Atletismo Magazine e Guia da Cidade.
Montagem: O Marchador

É já amanhã (9/12) que terá lugar em Lisboa mais uma edição do tradicional Grande Prémio de Natal, uma organização da Associação de Atletismo de Lisboa e que conta com a colaboração do Maratona Clube de Portugal, reconhecidamente o mais antigo evento realizado em Portugal no que concerne à disciplina da marcha atlética.

Perfazem este ano quatro décadas desde a realização da primeira edição do evento com inclusão de provas de marcha atlética. Em 1978, com o empenho de Mário Paiva, então presidente da AAL, a prova realizou-se na distância de 6.400 metros, com partida na Avenida Norton de Matos (Segunda Circular), e passagem pelo Campo Grande, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal, percorrendo toda a Avenida da Liberdade para, finalmente, terminar na Praça dos Restauradores.

Este ano, tal como tem acontecido nas edições dos últimos anos, as provas de marcha são destinadas a todos os escalões etários, com distâncias curtas, a partida e chegada na Praça dos Restauradores, com os atletas a percorrerem a distância de 1 km (Benjamins B e Infantis) e de 3 km (Iniciados e Juvenis), pelas 9:15 horas, e de 5 km (juniores, seniores e veteranos), pelas 10 horas, tudo num circuito de 1 quilómetro, no sentido de ida e volta, em plena Avenida da Liberdade.

No historial da competição, os atletas olímpicos José Pinto e Kristina Saltanovic detêm o maior número de êxitos na competição, o primeiro com vitórias em 9 edições, e a segunda contabilizando 8 triunfos.