terça-feira, 25 de abril de 2017

Taça de marcha da Bielorrússia em Gomel

Nadezhda Dorozhuk, Aleksandr Liachovic e Evgueniy Zalesskiy
e uma das principais partidas do evento em Gomel.
Fotos: Fed. Atletismo Bielorrússia
Montagem: O Marchador
A cidade Gomel acolheu no passado sábado, dia 22, a competição que oficialmente abre época de verão e com o objetivo de confirmar a equipa para Taça de Europa de Marcha - Podebrady. Apesar do tempo chuvoso e com muito vento, que se fez sentir principalmente nas provas mais longas, os vários atletas fizeram registos interessantes.

Na cerimónia de abertura o presidente de federação Vadim Deviatkovskiy fez um discurso muito inspirador e apelou aos atletas a não pensarem nas condições climatéricas, mas sim lembrarem-se que a preparação tinha sido feita com muito sacrifício e empenho. Incentivou-os a realizar tudo que estava planeado, fizesse sol ou chuva, de forma a voltarem a alcançar a glória de antigos marchadores do país que subiram a pódios nas mais importantes competições mundiais.

A prova mais longa de 35 km só teve um participante Pavel Erochov que a completou em ritmo de treino, com 2.49.40.

A prova de 20 km masculinos já reuniu 7 atletas com vitória a ser alcançada por Aleksandr Liachovic, com 1.21.12, batendo o recorde pessoal e conseguindo os mínimos exigidos pela federação bielorrussa para os Campeonatos do Mundo de Londres. O segundo foi Evgueniy Zalesskiy, com 1.22.38, e o terceiro Dmitriy Diubin, com 1.24.19.

Nos 20 km femininos, 5 atletas disputaram o pódio. O lugar mais alto foi conquistado pela Nadezhda Dorozhuk, com 1.34.41, sendo segunda Viktoria Raschiupkina, com 1.35.46, e terceira Anastasia Rodkina, com 1.37.12.

Nos sub-20 (10 km) os vencedores foram Stanislav Kuzmich, com 43.51 e Viktoria Kozlova, com 52.44.

Nos sub-18, Nikita Koliada, já bastante conhecido e um dos favoritos nesta categoria na Europa, obteve 42.12 nos 10 km. Manifestou-se muito satisfeito quer pelo desenrolar da prova, sem concorrência, quer pela marca obtida, que lhe garante a qualificação para Podebrady. Nos femininos, a vencedora dos 5 km foi Dana Morozova, com 23.45, melhorando a sua marca pessoal por 20 segundos.

Resultados completos, aqui.

Colaboração: Kristina Saltanovic