sexta-feira, 7 de abril de 2017

Podebrady este sábado com atletas de 26 países

Imagens do evento em 2016. Fotos: organização local
Montagem: O Marchador
A 85.ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Podebrady, na República Checa, prova do circuito “Permit Meeting” da Associação Europeia de Atletismo, vai ter lugar no dia de amanhã com a participação total de 219 atletas em representação de 26 países.

As principais competições do programa internacional serão os 20 km marcha (às 14:45 as senhoras e às 15:30 os homens), incluindo-se os campeonatos nacionais checos. São 91 os atletas inscritos nas duas provas, vários deles figuras marcantes da especialidade no plano mundial. Para os 10 km U-20 são de sete dezenas o número de participantes onde o sistema do Pit Lane (paragem de 120 segundos à terceira falta) será implementado.

O evento constituirá, em termos organizativos, um derradeiro teste para a Taça da Europa de Marcha que terá lugar a 21 do próximo mês de maio. Mas também será a oportunidade, para alguns dos atletas participantes, realizarem mínimos para os mundiais de Londres ou assegurarem a presença na seleção do seu país para a competição de maio.

Recheado de atrativos, esta histórica prova de Podebrady englobará no seu seio um Torneio Internacional de Nações (20 km seniores e 10 km juniores) com a participação da Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Noruega, Polónia, Suíça, Suécia, Grã-Bretanha e República Checa. A única vez que a seleção portuguesa participou num torneio com as mesmas caraterísticas (6 países) foi em 1988 (Corunha) marcando uma viragem importante no desenvolvimento da especialidade no nosso país.

Vários atletas de renome mundial têm realizado em Podebrady marcas de altíssima qualidade. Em 1978 Raúl González, que viria a obter o título olímpico, realizou nos 50 km (Praga/Podebrady) no tempo de 3:41:20, ainda hoje recorde do México, e o próprio Sérgio Vieira, na Taça do Mundo de 1997, bateu o recorde nacional (1:20:58) e o seu irmão João fez apenas mais um segundo.

O português Luís Dias será o Delegado da Associação Europeia de Atletismo, cargo que assumirá também na Taça da Europa. Os juízes internacionais que atuarão no evento deste sábado são o checo Miloslav Lapka (chefe), o alemão Jens Grunberg, o inglês Noel Carmody, o francês Jean-Pierre Dahm, o suíço Frédéric Bianchi, o holandês Hans van der Knaap e a eslovaca Silvia Hanusová.

Consulte o «site» da organização aqui.