sábado, 22 de abril de 2017

Luso recebe a Taça de Portugal de Marcha

Fotos: A.A. Braga e Hotel Luso. Montagem: O Marchador
A Federação Portuguesa de Atletismo em colaboração com a Associação de Atletismo de Aveiro, vai levar a efeito a 13.ª edição da Taça de Portugal de Marcha Atlética (nas 11 primeiras edições com o nome de Taça FPA e em que a algumas delas foi dado o nome Susana Feitor), e que terá lugar este domingo, na pista de atletismo do Centro de Estágios do Luso.

A competição, de caráter fundamentalmente coletivo, abrangerá provas para os escalões de juvenis (podendo aqui integrarem atletas do escalão de iniciados), de juniores e de seniores, estando ainda previstas a realização de duas provas extra para o escalão de infantis.

No ano passado registaram-se triunfos, no setor feminino, do Clube Oriental de Pechão, clube sediado na área da Associação de Atletismo do Algarve (pena que esta região não tenha sido contemplada este ano com um evento nacional de marcha) e, no setor masculino, do Clube de Futebol de Oliveira do Douro, que está inserido na Associação de Atletismo do Porto.

Espera-se e deseja-se uma boa jornada competitiva e promocional para a especialidade, com a confirmação dos bons resultados obtidos ultimamente pelas jovens promessas nacionais, quer no setor masculino, quer no feminino e que os resultados sejam divulgados com celeridade. Como também se deseja que se dilate o apoio promocional da especialidade a iniciativas como as que vão sendo feitas com os “MEGAS”, no Algarve ou em outras regiões com potencial, e o apadrinhamento dos nossos melhores valores, em articulação com as escolas e que, nesse sentido, a FPA se associa este ano com a realização do Campeonato Nacional do Desporto Escolar para o escalão de juvenis.

Alguns dos mínimos (ou máximos?) fixados para alguma das provas do programa-horário são, a nosso ver, excessivamente dilatados, quase que – atreveríamos a referir – a justificar-se a realização de uma prova de caminhada abrangendo não especialistas, como a própria IAAF tem incentivado em paralelo com a vertente competitiva.

O programa de provas terá início pelas 11.00 horas, com a realização das provas extra de 3.000 metros infantis, masculinos (pistas 4 a 6) e femininos (pistas 1 a 3), prosseguindo, pelas 11.30 horas, com a dos 5.000 metros iniciados e juvenis femininos e 10.000 metros juniores e seniores femininos (pistas 1 a 3). Às 11:30 horas, será dado o tiro de partida para as provas masculinas dos 10.000 metros juniores e seniores, e dos 5.000 metros juvenis, às quais estarão reservadas as pistas 4 a 6 (O Centro de Estágios do Luso dispõe de 6 pistas).