sexta-feira, 14 de abril de 2017

De regresso a Taicang para o Challenge da IAAF

Foto: Getty Images. Montagem: O Marchador
Mais uma vez a cidade chinesa de Taicang recebe uma etapa do Challenge de Marcha da IAAF, a acontecer já no sábado, dia 15. E ainda nesta semana o Conselho da IAAF reunido em Londres (12/13) anunciou a data do Campeonato do Mundo de Nações de Marcha agendado para 2018, a 5 e 6 de Maio.

No ano passado, em circunstâncias em que a data da prova estava próxima do evento de Roma (distavam 15 dias), muitos dos melhores chineses não chegaram a participar concedendo pela primeira vez na história da competição uma vitória forasteira nos masculinos, a do mexicano Pedro Daniel Gómez. Nas senhoras venceu Yingliu Wang. Ambos preparam-se para tomar parte também este ano mas com bem maior concorrência especialmente pelo processo de seleção da China para os mundiais de Londres.

Nos homens, e de entre os atletas nacionais, destaque-se Ding Chen, campeão olímpico em Londres-2012, Zelin Cai e Kaihua Wang, de 23 anos de idade, o líder mundial deste ano, com 1.17.54 em março passado, e nos estrangeiros a principal figura é o australiano Dane Bird-Smith.

Nas senhoras, Xiuzhi Lu é a grande figura da prova, detentora de 1.25.12 e que este ano já registou 1.26.28, sem esquecer ainda a grande esperança chinesa de 21 anos, Na Wang. De entre outras visitantes, nomeie-se a brasileira Erica de Sena e a australiana Regan Lamble.

Uma nota para as ausências dos consagrados e campeões olímpicos no Rio-2017, Zhen Wang e Hong Liu.