sexta-feira, 21 de março de 2014

Dudince, competição de alto nível internacional

Os presidentes da Câmara de Dudince e da
Federação de Atletismo, Štefan Pokluda e
Peter Korčok, na apresentação do evento.
Foto: Fed. Atletismo  da Eslováquia.
Montagem: O Marchador
Amanhã a cidade eslovaca de Dudince acolherá a 33.ª edição internacional da prestigiada competição de marcha que integra o circuito europeu, pontuável, ainda, para o Challenge da Associação Internacional de Federações de Atletismo, categoria C, estando já confirmadas a presença de um número significativo, pela quantidade e qualidade, de atletas dos vários cantos do mundo.

Július Nyárjas, o diretor da competição, afirmou em conferência de imprensa que estão inscritos 237 atletas, representando 23 países, e que o nível competitivo, este ano, é muitíssimo bom, não só na tradicionalíssima prova de 50 km (52 concorrentes de 22 países) onde anualmente se registam marcas de qualidade internacional (Yohann Diniz, em 2011, bateu o recorde de França com 3.38.57 h) mas também nas restantes competições.

Ainda segundo Júlio Nyárjas, o orçamento da prova deste ano, que conta com o apoio do Ministério da Educação e Desporto da Eslováquia, e das autarquias e turismo locais (a cidade é muito conhecida pelas suas termas), subiu de 25 para 28 mil euros.

Como tem sido norma, a prova de 50 km de Dudince servirá também para a realização dos campeonatos da Eslováquia, Hungria, República Checa e Polónia, este país a apresentar-se com um valioso grupo de especialistas, liderados por Rafal Fedaczyński (3.46.05), Rafal Sikora (3.46.16) e Rafal Augustyn (3.46.56).

Portugal estará representado pelos atletas do Centro de Atletismo de Seia, Pedro Martins, o multi-campeão nacional de 50 km, que tem 3.55.29 h como sua melhor marca, e por Pedro Marcelo Santos, que em Olhão-2010 realizou 4.28.20 h e parte esperançado em conseguir retirar uma fatia importante ao seu tempo, acompanhados pelo treinador João Gomes.

De destacar, ainda, a presença de um numeroso e forte contingente chinês, principalmente nas provas de 20 km masculinos e femininos (Nie, 1.28.26, Yang 1.28.56 e Ding, 1.29.42) e nas competições de juniores, com presença agendada, também para Rio Maior, a 5 de abril, do australiano Jared Tallent, que tem uma marca pessoal de 1.19.15 h e que este ano já realizou 1.20.55 h, e do atleta da casa, Matej Tóth, com 1.20.42 h, este ano, muito próximo do seu melhor (1.20.42 h). Recorde-se que Tóth venceu, em 2010, os 50 km da Taça do Mundo de Marcha.

Estão reunidos, pois, todos os ingredientes para um belo espetáculo desportivo que, como salientou Peter Korčok, presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia, a anunciada presença de atletas dos cinco continentes, vários deles medalhados mundiais e olímpicos, constitui um excelente cartaz para a região, para o país, e para o desporto eslovaco, daí agradecendo o trabalho da organização, liderada pelo carismático presidente da Câmara de Dudince, Štefan Pokluda, e por Július Nyárjas.

As listas de saída encontram-se disponíveis aqui.

Poderá aceder aqui ao «live stream».