quarta-feira, 4 de maio de 2011

Matej Tóth lidera Eslováquia em Olhão

Matej Tóth. Foto: Ivo Piták
Matej Tóth será uma das figuras de maior relevo a competir na Taça da Europa de Marcha de Olhão, a 21 de Maio, liderando a equipa masculina de 20 km da República Eslovaca. Com um recorde pessoal de 1.20.16 h estabelecido há menos de um mês em Rio Maior, o vencedor dos 50 km da Taça do Mundo de 2010, em Chihuahua (México), vai apresentar-se em Olhão como um potencial «outsider» na luta pelos primeiros lugares na distância curta dos seniores masculinos. Recorde-se que o atleta eslovaco detém nos 50 km um recorde pessoal de 3.39.46 h, alcançado em Dudince a 26 de Março deste ano, quando aí venceu a prova integrada no Challenge de Marcha da AIFA.

Nascido na cidade de Nitra, em Fevereiro de 1983, quando a cidade integrava o sudoeste da Checoslováquia, Tóth estudou jornalismo, sendo por agora atleta a tempo inteiro. A sua primeira internacionalização ocorreu em 1999, quando, juvenil de primeiro ano, participou nos Campeonatos Mundiais da Juventude, em Bydgoszcz (Polónia), obtendo o 8.º lugar nos 10 mil metros marcha.

Daí para cá participou nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008), em mundiais e europeus de atletismo, registando igualmente presenças em taças da Europa e do mundo de marcha. O seu sucesso mais relevante foi a vitória nos 50 km da Taça do Mundo de Chihuahua, no ano passado.

Demonstrando o seu actual momento de forma, Matej Tóth bateu este sábado (30 de Abril), o recorde pessoal dos 10 mil metros em pista, com a marca de 39.24,8 m. A prova teve lugar em Banska Bystrica e estava integrada no circuito de grandes prémios de atletismo da Eslováquia. Nessa competição, Tóth foi secundado pelo único companheiro de selecção de 20 km para Olhão, Anton Kučmín, que, com 39.47,0 m, baixou pela primeira vez dos 40 minutos na dupla légua.

A selecção eslovaca para Olhão terá a seguinte composição nas restantes provas:
50 km – Milos Batovsky e Dusan Majdan;
20 km fem. – Maria Czakova;
10 km jun. masc. – Patrik Spevak, Marcel Faber e Peter Tichy Jr.

A Eslováquia não se fará representar na prova feminina dos mais jovens.