domingo, 15 de maio de 2011

Kaniskina e Borshin não competem em Olhão

Denis Nizhegorodov, a estrela mais cintilante da
constelação russa em Olhão. Foto: Lusa
A Federação Russa de Atletismo não inscreveu a mais destacada marchadora do mundo para a Taça da Europa de Marcha a realizar em Olhão, dia 21 de Maio. Campeã olímpica, mundial e europeia, Olga Kaniskina não faz parte da equipa russa de 20 km femininos para aquele evento, que, mesmo assim, integra outros quatro grandes nomes da marcha mundial: Anisya Kirdyapkina, Tatiana Korotkova, Anna Lukyanova e Vera Sokolova.

Depois da presença no Grande Prémio de Rio Maior, a 9 de Abril, Kaniskina apresentou-se na Taça Cidade de Sesto San Giovanni, a 1 de Maio, vencendo em qualquer das duas participações.

Nos mesmos encontros mas no sector masculino triunfou o compatriota Valeriy Borchin, igualmente campeão olímpico mas que também não faz parte da lista de inscritos para a 9.ª Taça da Europa. À semelhança do que acontece nos 20 km femininos, a turma russa para os 20 km masculinos é muito forte, incluindo o campeão europeu Stanislav Emelyanov, à frente de um quarteto de consagrados.

Pelo contrário, Denis Nizhegorodov será uma das estrelas da Rússia a competir em Olhão, integrado na formação dos 50 km, onde pontificam também Andrei Ruzavin e Igor Yerokhin.

Nos juniores, destaque para as presenças de Pavel Parshin, medalhado de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, e de Elena Lashmanova, campeã mundial de juniores de 2010, nomes que já vão sendo conhecidos no panorama internacional e que deverão incorporar a próxima geração de campeões russos de marcha atlética.

Honrando a condição de maior potência mundial da marcha, a selecção da Rússia apresenta em Olhão uma formação com o máximo possível de atletas, 18. É a seguinte a constituição das diferentes equipas daquela selecção:

50 km
Andrei Ruzavin
Denis Nizhegorodov
Denis Strelkov
Igor Yerokhin

20 km masculinos
Andrei Krivov
Sergei Morosov
Stanislav Emelyanov
Vladimir Kanaykin

20 km femininos
Anisya Kirdyapkina
Anna Lukyanova
Tatiana Korotkova
Vera Sokolova

10 km juniores masculinos
Damir Baybikov
Dementiy Cheparev
Pavel Parshin

10 km juniores femininos
Elena Lashmanova
Olga Dubrovina
Svetlana Vasilyeva