sábado, 14 de maio de 2011

Formadores de juízes de marcha de nível II da AIFA em seminário

Maurizio Damilano, presidente
do Comité de Marcha da AIFA.
Foto: Manolo Teijeiro
Tendo por objectivo a constituição do futuro painel de formadores de juízes de marcha para um novo período de 4 anos, decorreu em 30 de Abril e 1 de Maio, em Sesto San Giovanni, arredores de Milão, um seminário, organizado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA).

Estiveram presentes os actuais membros do painel, Bob Bowman (EUA), Donald Chadderton (Nova Zelândia), Khoo Chong Beng (Malásia), Jean Pierre Dahm (França), Luís Saladie (Espanha), Lamberto Vacchi (Itália), Candido Velez (Porto Rico) e Shande Yang (China) e ainda, convidados, Gary Westerfield (EUA) e Joseph Ochieng (Quénia). Peter Marlow (Grã-Bretanha), outro dos elementos do painel, não pode estar presente por motivos de natureza pessoal.

Na coordenação do evento, os representantes da AIFA, Maurizio Damilano, presidente do Comité de Marcha, Elio Locatelli, director do Comité de Desenvolvimento, e Carlo de Angeli, director do Departamento de Competições.

O seminário, conduzido no formato “workshop”, incluiu apresentações de trabalhos e permitiu uma ampla discussão e troca de opiniões acerca dos temas abordados, dividindo-se em três sessões.

Na primeira das sessões, Maurizio Damilano abriu os trabalhos explanando os objectivos da actividade; Elio Locatelli apresentou o tema “capacidades de ensino baseadas na competência”; Luis Saladie dissertou sobre a estrutura de um curso para juízes de marcha de nível II, e António La Torre apresentou o tema “A biomecânica na marcha atlética”.

As outras duas sessões foram destinadas, essencialmente, a aspectos práticos. No Estádio Pino Dordoni, durante algumas horas, marchadores italianos de alto nível, sob a direcção de La Torre, fizeram demonstrações práticas sobre a técnica da marcha atlética, além de exemplificaram outro tipo de exercícios.

Finalmente, os participantes assistiram activamente, no dia 1 de Maio, à 54.ª edição da taça Cidade de Sesto San Giovanni, com a disputa das provas dos 20 km masculinos e femininos. Uns completaram o corpo de juízes de marcha e os outros analisaram “por fora” as competições.

Colaboração: Luis Saladie