domingo, 6 de setembro de 2020

Yelena Lashmanova, campeã russa dos 50 km marcha, com a melhor marca mundial de sempre (3:50:46)

Yelena Lashmanova e o pódio dos 50 km femininos em Voronovo, Rússia.
Imagens: Escola Olímpica de Saransk. Montagem: O Marchador

A primeira das duas jornadas dos campeonatos nacionais de marcha da Rússia, tiveram lugar no dia de ontem (sábado, 5/9), com a realização das provas de 50 km marcha, com muito bons resultados, competições disputadas no excelente circuito de Voronovo, que já servira de cenário às competições de há duas semanas atrás.

Na prova feminina, a campeã olímpica de 2012, Yelena Lashmanova, obteve a melhor marca mundial de todos os tempos na distância – 3:50:42, um tremendo salto qualitativo na disciplina, no setor feminino, pois a anterior melhor marca mundial estava na posse da sua compatriota Klavdiya Afanasyeva, com 3:57:08, tempo obtido em Cheboksary, nos campeonatos russos de 15 de junho de 2019.

O recorde mundial na distância continua na posse da chinesa Hong Liu, desde 12 de maio de 1987, com 3:59:15. Atenta a situação do atletismo russo no contexto da sua suspensão da atividade internacional pela World Athletics, os juízes internacionais de marcha estão impedidos de ajuizar provas de marcha na Rússia – este país não possui juízes seus nos painéis internacionais de especialistas, pelo que não é possível a homologação como recorde mundial – apenas como recorde da Rússia.

Note-se que, pela primeira vez na história da disciplina, duas atletas fizeram menos de 4 horas numa prova de 50 km marcha femininos. Margarita Nikiforova, que há menos de um mês completou 22 anos de idade, foi segunda com o tempo de 3:59:56, melhorando em seis segundos o seu melhor registo que datava de junho de 2019, subindo à quinta posição na lista mundial de todos os tempos. Anastasia Kalashnikova, de 23 anos de idade, estreando-se na distância, completou a prova na terceira posição do pódio, com o tempo de 4:18:25.