Cartaz da organização do evento. Montagem: O Marchador |
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou o calendário de provas para o período de inverno (2020/2021), ainda com caráter provisório, face ao atual contexto no plano da saúde pública e às medidas que estão a ser implementadas pelas autoridades sanitárias do país.
Os Campeonatos Nacionais de Marcha para os escalões Sub-18, Sub-20, Sub-23 e Seniores, neste caso, na distância de 20 km, eram para ter lugar a 14 de março do corrente ano, mas a poucos dias da sua realização teve que ser suspenso por decisão governamental, tal como em outras modalidades, por efeito da pandemia da Covid-19.
A cidade algarvia de Olhão será palco da edição deste ano, recebendo o evento pela segunda vez, depois de 2010, a que se seguiu a realização da Taça da Europa de Marcha, em 2011, um município do distrito de Faro que enviou aos Jogos Olímpicos três marchadores: Ana Cabecinha, Hélder Oliveira e Jorge Costa.
A recolocação do evento no mês de dezembro certamente teve em conta a possibilidade de alguns dos melhores especialistas na distância dos 20 km marcha poderem realizar marcas que os possibilitem a entrada, em lugar elegível para a entrada nos Jogos Olímpicos, no ranking mundial da disciplina, que a World Athletics já fez anunciar serem validamente aceites a partir de 1 de dezembro do corrente ano.
Entretanto, a FPA definiu igualmente as datas, também provisórias, dos Campeonatos Nacionais de Estrada, em 2021, o dos 35 e 50 km marcha, a 10 de janeiro, e o dos 20 km (outras distâncias para os Sub-18, Sub-20 e Sub-23), a 28 de fevereiro, ambas em local a designar.
O calendário da FPA pode ser consultado aqui.