quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Há um ano, a medalha de prata de João Vieira nos 50 km marcha dos Mundiais de Atletismo em Doha

João Vieira medalhado nos 50 km dos mundiais de Doha 2019.
Foto: PressReader - Correio da Manhã. Montagem: O Marchador

Mais precisamente no dia 29 de setembro de 2019, o marchador João Vieira conquistava a histórica medalha de prata na prova de 50 km marcha, tornando-se, aos 43 anos de idade, no atleta mais velho a ganhar uma medalha na competição. 

A madrugada daquele domingo, marcado por um índice muito elevado de temperatura e humidade, ficava na história do atletismo português e, especialmente, na de João Vieira como o maior feito na sua carreira desportiva. 

Com 11 participações consecutivas em Mundiais de Atletismo, o atleta rio-maiorense já conseguira outra medalha, a de bronze, nos 20 km marcha da edição de Moscovo, em 2013, aqui, tardiamente reconhecida, após a desclassificação do russo Alexander Ivanov, por uso de substâncias dopantes. 

Em Doha, no Catar, numa prova marcada pela fantástica recuperação do atleta português na segunda metade do percurso, nuns 50 quilómetros que foram dominados, de princípio a fim, pelo japonês Yusuke Suzuki, mas nos quais João Vieira, nos últimos quilómetros estava a marchar a um ritmo bem superior ao do primeiro classificado, chegando ao fim da competição com escassos 39 segundos de atraso.