Don Chadderton, ainda há poucos dias, no uso da palavra quando foi alvo de distinção pela Athletics New Zealand. Imagem de vídeo YouTube. Montagem: O Marchador |
O neozelandês Donald Chadderton, personalidade muito estimada no meio da marcha atlética, faleceu este sábado, vítima de doença prolongada. A a equipa de “O Marchador” expressa as suas condolências à família e aos amigos.
Teve uma vida ricamente preenchida ao serviço do desporto que, enquanto atleta, praticou numa série de modalidades. Professor numa escola secundária em Canterbury, orientou tecnicamente muitas crianças e jovens, e em 1960 foi o treinador mais jovem a receber o diploma de treinador de atletismo, da federação neozelandesa de atletismo.
Foi também um notável dirigente desportivo, presidindo a vários comités organizadores de grandes eventos nacionais e internacionais. Criou e desenvolveu uma rede desportiva competitiva entre escolas, tendo orientado muitos atletas de clubes locais.
Foi, também, enquanto juiz de marcha, que teve um papel de grande relevo. Integrou o primeiro painel internacional de especialistas da IAAF, tendo realizado vários seminários na área e publicado estudos sobre a matéria. Foi formador da IAAF de juízes internacionais de marcha, em 2009, e examinador na certificação internacional levada a efeito, em Paris, no ano de 2010.
Nas principais competições internacionais, registe-se a atuação nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em 2001 (Edmonton) e em 2003 (Paris) onde ficou-nos sempre a imagem de uma figura de grande afabilidade, calmo e ponderado.
Em 1997 foi distinguido com o prestigiado “IAAF Veteran Pin”. Ainda há poucas semanas, recebera da Federação de Atletismo da Nova Zelândia a distinção de “Life Membership New Zealand Athletics”.
Fonte: Heel and Toe