segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Evocando Dom Thompson

Don Thompson (Grã-Bretanha) já destacado nos 50 km dos Jogos de Roma 1960
e no pódio com John Ljunggren (Suécia) e Abdon Pamich (Itália).
Fotos: Central Press/Getty Images e Wikipedia
Montagem: O Marchador

Donald James Thompson foi um marchador inglês que conquistou a medalha de ouro nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, assinalando-se no dia de hoje, 60 anos sobre a efeméride que o consagrou herói nacional.

Thompson nasceu em Hillingdon, Londres, e era professor de matemática. Pequeno em estatura, iniciou-se pela corrida, mas uma lesão no tendão de Aquiles fez com que participasse numa prova de 8 quilómetros marcha, para não perder a condição física. Venceu com muita facilidade e assim se dedicou à marcha. A sua primeira experiência olímpica deu-se nos 50 km dos Jogos de Melbourne, em 1956, mas as coisas não lhe correram de feição pois, por volta dos 45 quilómetros de prova, quando seguia na quinta posição. O dia estava bem quente. Na passagem pela zona de abastecimento, não conseguiu localizar a sua bebida personalizada e, mais tarde, sentiu que a superfície lhe parecia mais sinuosa do que era de facto, a estrada via-a como uma parede. Acabou por desmaiar devido à desidratação.Aqueles Jogos na Austrália, para os quais partia na condição de favorito, serviram-lhe de lição e treinou-se arduamente, fazendo exercícios físicos

 na sua casa de banho, cheia de vapores, com a temperatura bem alta (chegou aos 49 graus!), aquecimento ligado, e usando vestuário de inverno aclimatando-se, deste modo peculiar, às altíssimas temperaturas que se iriam fazer sentir em Roma. Umas semanas antes da prova investiu, por conta própria, num estágio na região montanhosa de Lake District National Park. A sua mãe fez-lhe um curioso chapéu que faria protegê-lo dos inclementes raios solares. Foi até apelidado pelos italianos de “Il Topolino””, o Ratinho, referindo-se ao Rato Mickey.

Nos 50 km de Roma, com temperaturas que chegaram a ultrapassar os 30 graus centígrados, Don Thompson, com os seus típicos óculos escuros, vencia o sueco John Ljunggren por apenas 17 segundos, terminando com o tempo de 4:25:30 horas (recorde olímpico), nuns Jogos em que apenas ele e a velocista Anita Lonsbrough (200 metros), conquistaram medalhas de ouro no atletismo. Disciplinado e meticuloso, foi então considerado o Desportista do Ano pela Associação de Jornalistas Desportivos.

Num período de grandes sucessos para a marcha atlética britânica, Thompson, em 1962, nos Campeonatos Europeus de Belgrado, conquistou a medalha de bronze, e nos seus últimos Jogos, em 1964 (Tóquio), classificou-se no décimo lugar, sempre nos 50 km marcha, continuando a competir nos masters por muitos mais anos. Faleceu em 2006, de ataque cardíaco, aos 73 anos de idade.