quarta-feira, 29 de maio de 2019

Luis Chocho homenageado pela Confederação Sul-americana de Atletismo

Luis Chocho ladeado por Helio Gesta de Melo e Manuel Bravo.
Foto: Federación Ecuatoriana de Atletismo

Luis Chocho Sanmartin, treinador equatoriano da disciplina de marcha, foi homenageado pela Confederação Sul-americana de Atletismo (CONSUDATLE) com o grau de “Maestro do Desporto”, por ocasião da realização da 51.ª edição dos Campeonatos Sul-americanos que decorreram no último fim de semana em Lima, no Perú.

É a primeira vez que um treinador da especialidade de marcha do subcontinente americano recebe o galardão que premeia uma vida dedicada ao desporto e, especialmente, naquela área específica do atletismo onde Chocho treinou atletas de primeira grandeza no panorama nacional e internacional e em que se destaca, sobretudo, a figura do campeão olímpico Jefferson Pérez.

Chocho, pai de Andrés (marchador internacional de alto nível e o atual campeão pan-americano dos 50 km marcha), nasceu a 15 de fevereiro de 1957, na localidade de Santa Isabel, mas desde cedo, com 11 anos de idade, acompanhou os seus pais a Cuenca onde aqui concluiu os seus estudos universitários. Pioneiro na especialidade no seu país, emprega o seu saber a ensinar centenas de jovens, pelo menos, desde o ano de 1979.

Quem conhece bem “Lucho”, como carinhosamente é tratado pelos seus amigos, vê nele um lutador e que nunca se dá por vencido. Muito disciplinado, segue com o seu projeto na Escola de Atletismo “Luis Chocho”, numa especialidade que no Equador tem sido sinónimo de sucesso ao mais alto nível mundial.