sexta-feira, 17 de maio de 2019

Em Patras no 3.º Festival de Marcha Atlética Coffebrands

Em Patras, atletas e juízes de marcha no Festival de Marcha.
Fotos enviadas por Zoe Gini. Montagem: O Marchador

A bela cidade grega de Patras, localizada a 350 quilómetros a oeste de Atenas, recebeu a terceira edição de um festival de marcha atlética, por sinal muito bem organizado pelo famoso clube desportivo AEP Olympias Patras, fundado em 1961, e que possui na modalidade do atletismo, e especificamente na disciplina, um número muito interessante de bons atletas gregos.

Se bem que o número de participantes não tenha correspondido às expetativas da organização, em grande medida devido à fase da época, atenta à proximidade da realização da Taça da Europa de Marcha e de outros importantes eventos do calendário europeu, destaca-se, no conjunto das várias provas do programa das festividades que o tempo ajudou com uma bela tarde de sol, a vitória nas provas de 20 km de dois representantes do clube organizador.

No setor masculino impôs-se Dimitris Tsordias (Olympias Patras), com 1:37:48, e no setor feminino, Aggeliki Makri (Olympias Patras), com 1:42:57. Esta, não teve dificuldade em superiorizar-se à concorrência, vindo, por desistência das restantes, a ser a única a completar a distância aproveitando a prova para realizar um treino mais rápido, já previsto para dia da prova. É que Aggeliki vai integrar a seleção grega para Alytos e é a sua representante nos 50 km. A atleta de Patras esteve ausente da atividade competitiva durante um período de 7 anos e agora, aos 42 anos de idade, regressou e mostrando-se em boa condição física.

Nos mais jovens, e especialmente nas meninas, Florou Panagiota evidenciou-se com o triunfo nos 5 km Sub-18, com 26:27, isto depois de, dois dias antes, ter vencido os campeonatos escolares. Nos Sub-16, a nova coqueluche grega, Anastasia Antonopoulou, venceu a sua prova com o tempo de 14:43.

Por fim, referiremos o excelente acolhimento proporcionado aos juízes internacionais Janusz Krynicki (Polónia), Mara Baleani (Itália) e José Dias (Portugal), que puderam, numa visita guiada à cidade e ao magnífico Estádio de Patras (pista de 9 corredores), constatar as excelentes instalações desportivas que a região dispõe. A Dimitris Orfanopoulos (diretor do evento), e a Zoe Gini (juiz-chefe da competição), um muito obrigado pela hospitalidade.

Σε ευχαριστώ πολύ !

Colaboração: Zoe Gini