quarta-feira, 22 de maio de 2019

Associação Europeia de Masters divulga Painel de Juízes de Marcha

O italiano Moreno Beggio na promoção do evento europeu a realizar
em Veneza. Foto: facebook do próprio

A Associação Europeia de Masters de Atletismo (EMA) divulgou recentemente, no seu sítio da internet, o novo Painel de Juízes de Marcha, composto de 15 elementos, vários dos quais pertencem ou já pertenceram aos quadros da Federação Internacional de Atletismo ou da Associação Europeia de Atletismo.

O italiano Moreno Beggio é um dos membros desse painel, agora reformulado. Integrado na área técnica da EMA, especialista em competições indoor, é o principal responsável pela organização do Campeonato Europeu de Masters de Atletismo, que vai ter lugar em Veneza (Jesolo), e que decorrerá de 5 a 15 de setembro do corrente ano, esperando-se a participação nas várias provas do evento de centenas de atletas, com idades a partir dos 35 anos. Beggio também é membro do Painel de Marcha Atlética da Associação Mundial de Atletismo Master (WMA).

O polaco Janusz Krynicki é outro dos membros do distinto Painel da EMA. Do quadro técnico deste Organismo para eventos de pista ao ar livre, é um dos mais antigos juízes internacionais de marcha no ativo, atualmente juiz de nível II da IAAF, tendo atuado recentemente na Taça da Europa de Marcha, em Alytus. Começou por integrar, nos anos 80, o Painel de juízes internacionais de marcha (IAAF), destacando-se, aqui, a sua participação nas equipas de juízes de marcha dos Mundiais de Paris (2003), Helsínquia (2005) e Daegu (2011) e ainda na dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

O checo Miloslav Lapka e o espanhol Antonio Arribas são outros dos juízes de marcha integrados no Painel da EMA que intervieram em vários dos grandes eventos organizados pela IAAF. Lapka, também foi um dos mais antigos juízes de marcha do principal painel da Federação Internacional de Atletismo, tendo integrado o júri dos Jogos Olímpicos de Atenas, enquanto Arribas, outro dos “históricos” da especialidade, exerceu funções na área aquando dos Mundiais de Atenas, em 1997, e dos Mundiais de Edmonton, em 2001.

Integram, ainda, o Painel de Juízes de Marcha da EMA os juízes Shaun Gallagher (Irlanda), José Dias (Portugal), Orsolya Gruber (Hungria), Inge-Marie Schöler (Dinamarca), Vesna Repic (Sérvia), Christian Melchior (Alemanha), Vesna Babic (Croácia), Joseph Farrugia (Malta), Ewa Golebowska (Polónia), Joan Pelajo (Espanha) e Patrizia Maggetti (Itália).