sábado, 16 de março de 2019

Troféu Lugano “Memorial Mario Albisetti”, este domingo

A partida feminina na edição de 2018.
Foto: Jérôme Genet. Montagem: O Marchador

70 atletas representando 17 países (África do Sul, Alemanha, China, Eslováquia, Eslovénia, Guatemala, Grã-Bretanha, Grécia, França, Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Polónia, República Checa, Tunísia e Suíça) participarão este domingo na 16.ª edição do Troféu Lugano “Memorial Mario Albisetti”, sendo que a Itália (21 atletas), a China (10), aqui com a sua seleção de juvenis e juniores, e a Alemanha (8) os países com maior número de atletas no evento.

As principais competições do programa terão lugar pelas 09:30 horas (prova absoluta feminina dos 20 km, 10 km Sub-20 e 4 km para as mais jovens) e às 10:30 horas (provas masculinas de iguais distâncias), ambas válidas para acesso aos Campeonatos do Mundo (Doha), pois o evento está inserido na lista oficial da IAAF para o efeito.

Da lista de participantes nas duas principais provas e com os melhores tempos destacam-se o guatemalteco Erick Barrondo, vice-campeão olímpico em Londres 2012, com um recorde pessoal de 1:18:25, e da italiana Eleonora Giorgi, detentora do recorde nacional italiano com a marca de 1:26:17.

A edição de 2018 teve como vencedores o japonês Ikeda Koki Giappone (1:21:26) e a italiana Eleonora Giorgi (1:30:31).

A equipa de juízes de marcha, que inclui 5 elementos do principal painel internacional da IAAF, será composta por Frédéric Bianchi (Suíça), o juiz-chefe, Shaun Gallagher (Irlanda), José Dias (Portugal), Hans Van der Knaap (Holanda), Ian Richards (Grã-Bretanha), Christian Melchior (Alemanha) e Stefano La Sorda (Itália). Pela primeira vez nesta competição será implantada a Zona de Penalização, no caso dos 20 km com uma paragem de 2 minutos se o/a atleta registar a terceira falta.

Mais informações no «site» da organização, aqui.