quinta-feira, 7 de março de 2019

Ángel García e Mar Juárez em evidência no GP “Ciutat del Prat”

As principais provas do Grande Prémio «Ciutat del Prat" e
Memorial Moisés Llopart, vencidas por Ángel García e Mar Juárez.
Fotos: Amigo PHOTO e G.C.R. La Seda
Montagem: O Marchador

Numa organização do Clube Pratenc Associação de Atletismo, teve lugar este domingo (3) o Grande Prémio de Marcha Atlética “Ciutat del Prat”, disputado na pista de atletismo do Complexo Desportivo Municipal Sagnier, em Prat de Llobregat, na Catalunha.

As pouco usuais mas sempre espetaculares provas da 1 Hora (masculinos e femininos) constituíram o “prato principal” do evento que se estendeu por um vasto conjunto de outras provas, em diferentes distâncias destinadas a todos os escalões etários, tendo-se destacado essa grande figura da marcha atlética espanhola e mundial que dá pelo nome de Jesús Ángel García Bragado, que venceu com 13.518 metros percorridos enquanto, no setor feminino, impunha-se Mar Juarez Gallardo, com 12.795 metros. Os lugares imediatos foram ocupados, nos masculinos, por Mario Viñas Picazo (13.461 m) e Marc Guerrero Plaza (13.354 m), e nos femininos, por Mireia Urrutia Herrera (11.350 m) e Cristina Montesinos (11.232 m).

O evento da Catalunha homenageou a memória de um dos grandes impulsionadores da especialidade em Espanha ao mais alto nível com a designação de “Memorial Moisés Llopart”. Pai e treinador de Jordi Llopart, o primeiro atleta espanhol a obter uma medalha nuns Jogos Olímpicos, Moisés Llopart foi o principal impulsionador do atletismo de El Prat, tendo criado o Grupo Cultural Recreativo La Seda, na empresa onde trabalhava. Um dos principais dinamizadores da marcha atlética em Espanha, foi designado treinador do ano em 1970 e desempenhou cargos de relevância na federação espanhola, em 1979 o de selecionador nacional de marcha atlética e um ano depois assumindo a responsabilidade técnica na RFEA.

Resultados completos, aqui.