quinta-feira, 14 de março de 2019

Torneio Nacional Marchador Jovem em Ourém (resultados)

Em Ourém, a partida dos sub-14 e fases das provas dos sub-16.
Fotos: Erica Dias/O Marchador, OliveirinhaFotos e CD Quarteira
Montagem: O Marchador

Com a designação de «Susana Feitor», realizou-se em Ourém (9/3) o Torneio Nacional Marchador Jovem, um evento da responsabilidade da Associação de Atletismo de Santarém (em simultâneo com o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada – 20 km, peça aqui), com provas para atletas masculinos e femininos das categorias de sub-16 (iniciados) e sub-14 (infantis).

Nos sub-16, sobre 4 km, Carolina Dias, do C Pedro Pessoa, com 22.32, Samanta Zueva, do Nascidos para Correr AD, com 22.39, e Constança Silva, do GD Pedreiras, com 22.59, ocuparam as três posições individuais da prova feminina (15 participantes), vencida coletivamente pelo Centro Desportivo de Quarteira, com 19 pontos.

Nos masculinos (11 participantes), Guilherme Rodrigues, do Sporting CP, foi o primeiro com 21.52, seguido de João Santos, com 22.37, e Diogo Nobre, com 23.15, ambos do Clube de Atletismo de Tunes, coletividade que triunfou coletivamente, com 10 pontos.

Nos sub-14, sobre 3 km, nos femininos (13 participantes), triunfou Matilde Borges, do CD Quarteira, com 18.06, com as segunda e terceira classificadas a ficarem separadas entre si por 1 segundo, com vantagem para Ana Zueva, do Nascidos para Correr AD (18.29) e Inês Almeida, da Associação Cultural e Desportiva de S. João da Serra (18.30). A ACS João da Serra chamou a si a vitória coletiva, com 22 pontos.

No mesmo escalão mas em masculinos (8 participantes), vitória individual para Dinis Silva, do Grupo Desportivo Popular Chão Duro, com 17.07. O pódio ficou completo com Leandro Silva, da ACDS João da Serra (18.11) e Bruno Coelho, do CA de Seia (19.49). O Clube de Atletismo de Tunes somou mais um título coletivo, com 21 pontos.

De registar a presença de uma das maiores figuras de todos os tempos da marcha atlética portuguesa, Susana Feitor, que participou nas cerimónias de premiação do evento a que foi dado o seu nome. A homenagem que lhe estava reservada na ocasião pela Federação Portuguesa de Atletismo foi, entretanto, anulada!

O programa geral do evento incluiu ainda provas de «promoção» para benjamins A e B e «abertas» para veteranos, cujos resultados, conjuntamente com os dos campeonatos nacionais e torneio Marchador Jovem, podem ser consultados, aqui.