sábado, 30 de março de 2019

Grande Prémio Internacional de Rio Maior, no próximo sábado (6/4)

O cartaz do evento deste ano. Montagem: O Marchador

O Grande Prémio Internacional de Rio Maior, cuja 28.ª edição se realiza no próximo dia 6 de abril, será a primeira prova do principal circuito do Challenge Mundial de Marcha da IAAF, aqui na sua 17.ª edição, e reunirá no nosso país algumas das principais figuras mundiais da especialidade, que a seu tempo revelaremos.

O evento será disputado nas ruas centrais da cidade de Rio Maior, num circuito de um quilómetro (a organização melhorará a viragem no setor junto às bombas de gasolina), numa organização conjunta da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor EM e do Clube de Natação de Rio Maior, contando com o apoio técnico da Associação de Atletismo de Santarém e da Federação Portuguesa de Atletismo e a supervisão da Federação Internacional de Atletismo, que nomeou para sua Delegada a australiana Jane Saville, que integra o seu Comité de Marcha.

Na edição de 2018 triunfaram na prova dos 20 km marcha e no setor masculino, o espanhol Diego García, com a marca de 1:21:15, atleta que viria a obter, a 11 de agosto desse ano, a medalha de prata nos 20 km marcha dos Campeonatos Europeus de Berlim, e no setor feminino, a chinesa Quieyang Shenjie, com 1:28:04, vice-campeã mundial na distância, nesse ano segunda classificada no Mundial de Seleções e que venceria o Challenge Mundial.

As provas internacionais estão agendadas para as 17:30 horas, com a partida das participantes nos 20 km femininos (juntando-se os 10 km juniores femininos), e às 17:42 horas com o tiro de partida para a prova masculina dos 20 km (partida à mesma hora dos 10 km juniores).

O Grande Prémio Internacional de Rio Maior teve a sua primeira edição a 5 de outubro de 1991 e nasceu da ideia de Jorge Miguel, ainda hoje o principal impulsionador do evento, potenciado pelo título mundial de juniores que a sua atleta, Susana Feitor, alcançara um ano antes (ainda com a idade de iniciada), a primeira atleta a ganhar uma medalha numa grande prova internacional por Portugal na especialidade. Naquele ano sagrar-se-iam vencedores o português José Urbano (10 km), que participara nos Jogos Olímpicos de 1988 e, depois, nos de 1992 e 1996, e a finlandesa Sari Essayah (5 km), que viria a ser campeã mundial nos mundiais de 1993, medalha de bronze nos mundiais de 1991 e campeã europeia em 1994. Susana Feitor venceu o Grande Prémio em oito ocasiões, de forma consecutiva no período de 1993 a 1999.