sexta-feira, 22 de março de 2019

Dudince (Eslováquia), este sábado, na sua 38.ª edição

O cartaz da prova com Matej Tóth vitorioso em 2018. Em baixo,
a apresentação da prova, com Július Nyárjas, o director do meeting,
Peter Korčok, presidente da federação, Dušan Strieborný, o presidente
da Câmara Municipal, o treinador Matej Spišiak e o atleta Miroslav
Úradník. Foto: Ján Luky. Montagem: O Marchador

A cidade termal de Dudince recebe este sábado (23/3) o Grande Prémio de Marcha Atlética, evento que integra o «Permit Meeting» de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, com particular destaque no programa competitivo para a tradicional competição de 50 km marcha. E de tão especial ela é que na cidade há um monumento que homenageia os vencedores da competição, registando os seus nomes.

Dudince encerra em si uma longa história de tradição e sucesso na marcha atlética tendo acolhido vários campeões europeus, mundiais e olímpicos através da realização na bela cidade eslovaca de Taças da Europa de Marcha e outros eventos internacionais. Neste particular, Matej Tóth, especialista de 50 km marcha, é um dos grandes nomes do desporto eslovaco. Campeão olímpico em 2016, mundial em 2015, competiu em Portugal por várias vezes tendo vencido os 20 km da Taça da Europa disputada em Olhão no ano de 2011.

Tóth não estará à partida dos 50 km ou mesmo dos 20 km em Dudince já que alguns problemas físicos recomendam a sua não participação, ele que prevê estrear-se nos 20 km da Taça da Europa de Marcha em Alytus, Lituânia. Contudo, não deixará de estar presente no evento apadrinhando os mais jovens na prova de 1 km.

De entre os participantes, vários de renome mundial, destaque-se, nos 50 km masculinos (44 inscritos), Andres Chocho, Havard Haukenes, Veli-Matti Partanen, Jarkko Kinnunen, Máté Hellebrandt e Michal Morvay, entre outros. Nos 50 km femininos (18 participantes), a eslovaca Mária Czaková, vencedora em 2018, tem por objetivo bater o recorde nacional (4.14.25) e se possível abaixo das 4 horas e 10 minutos. Ainhoa Pinedo e Erica Rocha de Sena (esta em estreia na distância) deverão ser as suas principais adversárias. As provas contarão como campeonatos da Polónia, Hungria, Republica Checa, Croácia e Eslováquia. Em simultâneo disputam-se os 35 km para atletas sub-23.

Nos 20 km, com menor número de atletas se comparado com os 50 km, 14 homens e 18 senhoras figuram nas listas de inscritos, com nomes como Jesús Vega, Jose Doctor, Noel Chama, Stefano Chiesa, nos masculinos, e Anežka Drahotová, Živilė Vaiciukevičiūtė, Sandra Galvis e Yeseida Carrillo.

Adicionalmente serão realizadas provas para todos os escalões etários, num programa que abrange todo o dia.

A equipa de juízes de marcha para o evento de Dudince é composta pelos juízes Martin Skarba (juiz-chefe) e Silvia Hanusova, ambos da Eslováquia, Frédéric Bianchi (Suíça), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Orsolya Gruber (Hungria) e Mara Baleani (Itália). O português Luís Dias é o Delegado Técnico, indicado pela Associação Europeia de Atletismo.

Peter Marlow, figura emblemática da marcha atlética mundial, vai estar presente em Dudince, expressamente convidado pela Câmara Municipal. O inglês, formador de juízes internacionais, que visitou a cidade, pela primeira vez, em 1993 e, desde então é presença assídua no evento, viu ser-lhe atribuído em 2001 o título de cidadão honorário.

Poderá assistir à competição através do «live stream» no «site» da Câmara Municipal [aqui], a partir das 8 horas da manhã (hora local).

O regulamento está disponível, aqui.