sábado, 16 de março de 2019

Campeonatos do Brasil de 20 km marcha em Balneário Camboriú (Santa Catarina)

Caio Bonfim no cartaz do evento em Santa Catarina.

Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo de Londres, em 2017, será a grande figura da trigésima edição da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética que será realizada este domingo (17) em Balneário Camboriú, no Estado de Santa Catarina, num dos mais importantes, senão mesmo o mais importante polo de desenvolvimento da especialidade no Brasil.

Caio, recordista brasileiro dos 20 e 50 km marcha, está quase a completar 28 anos de idade, na próxima terça-feira (19) e procura agora conquistar o seu oitavo título consecutivo na distância, o que igualaria a proeza da sua mãe e treinadora (Gianetti Sena), que também de forma consecutiva (1996 a 2003) se sagrou campeã brasileira nos 20 km marcha, uma família dedicadíssima e apaixonada pela marcha atlética já que o pai de Caio (João Sena), é igualmente seu treinador. Com o título em mente, a marca mínima de 1:22:30 que lhe possibilitará o acesso aos Mundiais de Doha será tentada mais tarde, concretamente no Grande Prémio Internacional de Rio Maior, a ter lugar no dia 6 do próximo mês de abril.

No setor feminino o destaque vai para Viviane Santana Lyra, de 25 anos de idade, recente campeã e recordista brasileira dos 50 km marcha. Nascida no Rio de Janeiro, é treinada por Luís Porto. O seu objetivo é revalidar o título na distância dos 20 km e assegurar uma vaga para os Pan-americanos de Marcha, que terão lugar em abril próximo, no México, reservando a possibilidade de mais tarde voltar a competir na sua distância favorita.

O evento de Balneário Camboríu, disputado num circuito de um quilómetro e ao qual se inscreveram 120 atletas em representação de 27 clubes, é seletivo para os Pan-americanos com a Confederação Brasileira de Atletismo a decidir selecionar os três primeiros classificados tanto nas principais provas de 20 km como na dos 10 km Sub-20. O programa contemplará ainda provas para os escalões de Sub-18 (10 km masc/5 km fem) e Sub-16 (5 km masc/3 km fem).

Os juízes de marcha nomeados para o evento, que contemplará Zona de Penalização para todas as provas, será composto por quatro internacionais: Guillermo Vallejos, da Argentina, que recentemente entrou para o principal painel de especialistas da IAAF, Bernardete Conte e Nilton Ferst, ambos do Brasil, e César Arenas, da Colômbia, a que se juntarão os juízes do painel nacional de especialistas, Fernando Holanda (Paraná), e Kouki Iha (São Paulo).

Aceda à lista de participantes, aqui.