sábado, 7 de julho de 2018

Leiria recebe os Campeonatos de Portugal de pista ao ar livre

Ana Cabecinha e Inês Henriques no cartaz dos campeonatos.
Montagem: O Marchador

Leiria será palco, este fim-de-semana, de mais uma edição dos Campeonatos de Portugal de Atletismo em pista ao ar livre, competição que terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, sabendo-se que por via da obrigatoriedade da presença dos atletas que já possuem marcas de qualificação para os Campeonatos da Europa de Atletismo, que vão ter lugar no mês de agosto, em Berlim, todos os melhores portugueses, nas diferentes especialidades, estarão em ação num dos principais eventos nacionais da corrente época.

João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, e Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, são as grandes referências à conquista do título nacional na distância, o primeiro, campeão nas últimas três edições e o atleta com mais títulos conquistados numa especialidade, nada menos de 17, e a segunda, campeã nas últimas quatro edições da prova. De referir também a participação de Inês Henriques, campeã mundial de 50 km e ex-recordista mundial da distância.

As provas de marcha atlética serão realizadas na jornada de sábado, na distância de 10.000 metros, pelas 20:40 horas, a prova feminina (pistas 1 a 4) na qual se inscreveram 11 atletas, menos três do que na edição de 2017, e á mesma hora (pistas 5 a 8) a prova masculina, com 10 atletas inscritos (menos um que na edição do ano passado).

O sistema de Pit Lane (área de penalização) será implementado como tem sido usual em competições nacionais realizadas no âmbito da FPA sendo que as competições contarão com a presença de juízes especialistas de marcha dos painéis nacionais, sendo que dois deles pertencem aos painéis internacionais.

O recorde dos campeonatos, de 10.000 metros marcha masculinos, está na posse de João Vieira, com 39.44,91 (2011), que é recorde nacional, e o de 10.000 metros marcha femininos é pertença de Ana Cabecinha, com 43.08,17 (2008), marca que igualmente constituiu recorde de Portugal.

A listagem geral de inscritos pode ser consultada, aqui.