sábado, 21 de julho de 2018

Braga acolhe este fim-de-semana os Campeonatos da I-II-III Divisões (pista)

Foto: FPA. Montagem: O Marchador

O Estádio 1.º de Maio, em Braga, vai receber este fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Clubes das I, II e III Divisões, em pista ao ar livre, naquele que é o maior evento da modalidade, a par dos Campeonatos de Portugal. A organização é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Braga.

A bela cidade de Braga é este ano, recorde-se, a capital europeia do Desporto e já organizou mais de 400 eventos de várias modalidades desportivas. Muitos dos atletas olímpicos participarão, em representação dos seus clubes, nas várias especialidades em jornadas que se prolongarão pela tarde e noite de sábado e domingo.

No que à marcha atlética diz respeito, assistiremos na jornada de sábado (21) à realização das seis provas, no setor masculino e feminino, das três divisões. Os 5.000 metros masculinos – III Divisão, às 13:05 horas, II Divisão, às 17:00 horas, e I Divisão, às 20:55 horas, e os 3.000 metros femininos – III Divisão, às 13:35 horas, II Divisão, às 17:30 horas, e I Divisão, às 21:25 horas.

Dos 48 clubes que participam em cada um dos campeonatos (8 em cada Divisão), a disciplina da marcha atlética quase atingia o pleno, registando-se a participação de 47 marchadores e uma única ausência, a do Gira Sol, clube de Febres, no distrito de Coimbra, na II Divisão masculina.

Em todas as seis competições será instalada uma área de penalização, vulgarmente designado por Pit Lane, para o caso de alguns dos atletas atingirem o limite de três faltas no decorrer da sua prova, situação em que teriam de permanecer naquela área por um tempo de 30 segundos. As competições serão ajuizadas por cinco juízes especialistas de marcha, além do juiz-chefe, quase todos membros dos painéis internacionais da especialidade.

A listagem geral de atletas inscritos nas várias provas pode ser consultada aqui.