sábado, 12 de agosto de 2017

Marchadoras portuguesas em Londres – Inês Henriques

Inês Henriques. Foto: FPA
Nome completo: Inês Pereira Henriques
Distância: 50 km marcha
Nascimento: Santarém, 1/5/1980
Recorde pessoal: 4.08.26 h (Porto de Mós, 15/1/2017)
Melhor marca do ano: 4.08.26 h (Porto de Mós, 15/1/2017)
Treinador: Jorge Miguel
Clube: Clube de Natação de Rio Maior

Com 37 anos de idade, Inês Henriques competirá em Londres a assinalar a oitava presença em mundiais de atletismo, tendo-se estreado em Edmonton-2001.

A atleta de Rio Maior vai competir na prova dos 50 km marcha, conjunta com a dos homens, e que pela primeira vez está incluída no programa da IAAF para estes campeonatos, sendo possuidora de um recorde mundial de 4.08.26 h.

O objetivo para Inês Henriques, que parte para a prova claramente na condição de favorita, é o de melhorar o seu próprio recorde mundial, conseguido em janeiro deste ano.

"Acho que vai ser giro, porque vamos estar no meio dos homens, poderemos conseguir acompanhar algum homem. É uma competição conjunta, mas depois temos a nossa classificação à parte. Espero que algum homem fique atrás de mim", declarou a recordista mundial ao Sapo Desporto.

A atleta rio-maiorense, que fez uma preparação direcionada para os 50 km, apesar da federação internacional ter anunciado tardiamente a decisão de realizar a prova no setor feminino, quer marchar a um ritmo regular, independentemente do que as outras seis concorrentes possam fazer.

Se vencer a prova, Inês Henriques terá à sua espera um cheque de 51 mil euros e, caso bata o seu próprio recorde do mundo, outro de 85 mil euros.

A prova de 50 km marcha femininos terá lugar este domingo, dia 13, a partir das 07h45.