domingo, 6 de agosto de 2017

Joaquim Graça vai atuar nos Mundiais de Londres

Joaquim Graça quando da sua atuação este ano em Podebrady.
Foto: RW Pictures/Philipp Pohle
Montagem: O Marchador
O juiz internacional de marcha Joaquim Graça viajará esta quinta-feira para Londres, onde atuará nas provas de marcha, que terão lugar no próximo domingo, num local privilegiado da capital britânica (The Mall) e que envolverão as distâncias de 20 e 50 km (ambos os sexos), num circuito com um perímetro de 2 quilómetros (ida e volta).

É a primeira grande competição internacional de seniores (Mundiais ou Jogos Olímpicos) em que o referido juiz, filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Lisboa, tomará parte após a sua entrada no painel do nível mais elevado da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), verificada no ano de 2010.

Será a sua décima terceira internacionalização em provas realizadas no estrangeiro e recordamos que já atuou na Corunha (Espanha), em 2010, em Sesto San Giovanni (Itália) e Lille (França), aqui, nos Mundiais de Jovens, ambas as competições no ano de 2011, em Nice (França), e em Dudince (Eslováquia), na Taça da Europa de Marcha, em 2013, em Wajima (Japão), em 2014, em Fuzhou (China), em 2015, na Taça do Mundo de Seleções, em Roma (Itália) e em Perth (Austrália), em 2016, e este ano em Mérida (Espanha), em Taicang (China) e em Podebrady (República Checa), na Taça da Europa de Marcha.

A presença de Oficiais portugueses para os Campeonatos do Mundo de Atletismo não se resume ao juiz de marcha. Jorge Salcedo, uma vez mais encontra-se a desempenhar funções relevantes numa grande competição internacional. É o Chefe da equipa dos Oficiais Técnicos Internacionais, da qual integra António Costa. A trabalhar também no evento está Raquel Cavaco Nunes, com a função de Comissária de Fotografia. Ainda sobre os Oficiais presentes na capital londrina, uma referência para Frederico Nantes (Brasil), que integra o Júri de Apelo. Este Oficial Técnico Internacional exerceu recentemente funções nos Mundiais de Sub-18, em Nairobi, chefiando a equipa de ITO's.