sábado, 22 de julho de 2017

Sergey Shirobokov, campeão esperado nos europeus de Grosseto

Sergey Shirobokov, um campeão sem bandeira, sem hino e
sem equipa para festejar o título de campeão europeu.
Foto: streaming AEA

Confirmando o favoritismo que lhe era reconhecido à partida, o russo Sergey Shirobokov venceu esta manhã, em Grosseto, os 10 mil metros marcha masculinos dos Campeonatos da Europa de Atletismo para Juniores, que decorrem até amanhã naquela cidade italiana. Shirobokov registou 43.21,29 m, terminando com vantagem imprevista sobre o espanhol José Manuel Pérez (44.27,23) e o ucraniano Eduard Zabuzhenko (44.22,16), seus companheiros no pódio.

Como facilmente se deduz das marcas dos primeiros, o início da competição foi bastante lento, com todos os 16 atletas em prova a seguirem agrupados até aos 2500 metros, quase sempre liderados pelo italiano Giacomo Brandi. Os favoritos Shirobokov e Leo Köpp (Alemanha) pareciam marcar-se mutuamente, mantendo-se em posições defensivas no meio do pelotão.

Foi já depois do quarto de prova que o grupo começou a cindir-se, à medida que, na frente, Brandi ia aumentando um pouco o ritmo, seguido pelo ucraniano Viktor Shumik e pelo grego Yeóryos Tzatziamákis, que se mantinham menos discretos que os demais colegas de prova.

Seria com a aproximação do meio da prova que as posições começavam a marcar-se de forma mais clara, sendo a primeira légua vencida com o polaco Lukasz Niedzialek a impor o andamento. Era seguido por Brandi e Shumik, numa fase em que restavam dez atletas no grupo da dianteira.

Próximo do final do sexto quilómetro, Shirokov assumiu a liderança, impondo um ritmo a que só Köpp e Shumik conseguiram responder, enquanto Niedzialek e Brandi se posicionavam pouco atrás. Shirobokov ia aumentando o ritmo, obrigando o alemão e o ucraniano a constantes cedências e recuperações.

O pódio parecia destinado a Shirobokov, Köpp e Shumik, mas aos sete quilómetros e meio, o marchador da Ucrânia seria encaminhado para a área de penalização, para cumprir dois minutos de paragem. Na volta seguinte, quando Shirobokov já se tinha isolado na frente, o alemão teria o mesmo destino, ficando o russo-neutro com a vitória praticamente garantida.

Quem parecia revelar menos escrúpulos no cumprimento das regras da disciplina era o polaco Niedzialek. Isolado na segunda posição após as penalizações dos dois concorrentes que o precediam, Lukasz Niedzialek não teve o discernimento de gerir a técnica para garantir o segundo lugar e acabou, também ele, por ver ser-lhe imposta penalização de 120 segundos pouco antes de entrar na volta final.

Desse facto beneficiavam José Manuel Pérez e Eduard Zabuzhenko, que, sem se terem mostrado muito ao longo da competição, acabaram lançados para o pódio, depois de terem ultrapassado o mais visível dos italianos, Giacomo Brandi, assim relegado para fora das medalhas.

Com esta vitória, Sergey Shirobokov completou com Yana Smerdova o pleno de vitórias de atletas neutros autorizados (ambos russos) nas provas de marcha destes europeus de sub-20. Shirobokov sucede, assim, ao espanhol Diego García, campeão há dois anos em Eskilstuna (Suécia), com 40.05,21 m, numa prova em que a marca do vencedor deste ano não permitiria terminar antes do 16.º lugar.

Mas, claro, cada prova tem a sua história e estes 10 mil metros marcha masculinos não exigiram demasiado esforço para que o favorito mostrasse a sua superioridade e levasse para a Rússia mais uma medalha de ouro.

Uma nota final para assinalar que, na primeira jornada, Yana Smerdova se sagrou campeã na marcha feminina cortando a meta na pista 5, tendo hoje o compatriota feito o mesmo na pista 4. Alguma razão especial para esta atitude dos dois atletas neutros autorizados?

Classificação
10.000 m marcha masculinos
1.º, Sergey Shirobokov (ANA), 43.21,29
2.º, José Manuel Pérez (Espanha), 44.17,23
3.º, Eduard Zabuzhenko (Ucrânia), 44.22,16
4.º, Giacomo Brandi (Itália), 44.38,81
5.º, David Kuster (França), 44.51,82
6.º, Riccardo Orsoni (Itália), 45.10,82
7.º, Abdulaziz Danis (Turquia), 45.26,17
8.º, Yeóryos Tzatziamákis (Grécia), 45.30,16
9.º, Leo Köpp (Alemanha), 46.15,79
10.º, Davide Marchesi (Itália), 47.39,38
11.º, Abdulselam Imük (Turquia), 48.19,64
12.º, Bálint Sárossi (Hungria), 48.25,65
13.º, Stefan Cristian Mangu (Roménia), 49.02,01
14.º, Justin Bournier (França), 49.17,04
Desclassificados: Lukasz Niedzialek (Polónia) e Viktor Shumik (Ucrânia).