sexta-feira, 21 de julho de 2017

Leiria acolhe este fim-de-semana os Campeonatos de Clubes (Pista)

Maribel Gonçalves será uma das marchadoras olímpicas nos
nacionais de clubes, 13 anos após a presença em Atenas-2004.
Foto: O Marchador
Leiria vai receber este fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Clubes das I, II e III Divisões, em pista ao ar livre, um dos momentos altos da temporada atlética, sendo a primeira vez que se juntam, numa mesma pista, as três divisões nacionais, se bem que as diferentes provas do programa-horário sejam realizadas separadamente. A organização é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

No que à marcha atlética diz respeito, assistiremos na jornada de sábado (22) à realização das seis provas, no setor masculino e feminino, das três divisões. Os 5.000 metros masculinos – III Divisão, às 13:05 horas, II Divisão, às 16:50 horas, e I Divisão, às 20:35 horas, e os 3.000 metros femininos – III Divisão, às 13:35 horas, II Divisão, às 17:20 horas, e I Divisão, às 21:05 horas.

Das 48 equipas que participam na globalidade destes campeonatos (8 em cada divisão), apenas se conhece a ausência de marchadores do Grupo de Atletismo de Fátima (II Divisão masculina e III Divisão feminina), da Escola do Movimento (III Divisão masculina) e do Gira Sol (III Divisão feminina).

No que toca à I Divisão masculina, é de realçar que estão inscritos os atletas olímpicos João Vieira (SCP), Miguel Carvalho, Sérgio Vieira e Pedro Isidro (SLB), sendo que apenas um destes três competirá pela formação benfiquista, Pedro Martins (CAS), Augusto Cardoso (ACROD) e António Pereira (SCB). Na I Divisão feminina, destacam-se os nomes das marchadoras olímpicas Vera Santos (SCP) e Maribel Gonçalves (GDE).

Na II Divisão masculina, há a destacar a presença do veterano Francisco Reis, que nos anos oitenta representou Portugal na Taça do Mundo de Marcha de Nova Iorque e participa regularmente em competições realizadas em Inglaterra, país para onde emigrou há vários anos, e em provas internacionais de masters. Na II Divisão feminina, de notar a presença da veterana Sofia Avoila, que marcou um período importante para a especialidade, tendo obtido o título de campeã europeia de juniores (era treinada por Francisco Mariano) e integrado o selecionado nacional em vários eventos internacionais.

A equipa de juízes de marcha será composta por José Ganso (chefe), José Dias, Joaquim Graça (juízes internacionais), Eduardo Gonçalves (ex-juiz internacional) e Luís Ervideira, todos integrando o painel nacional de grau A, o mais elevado a nível nacional.