sexta-feira, 2 de junho de 2017

Troféu Josefina Romero de Marcha Atlética - Corunha

A equipa de juízes de marcha na Corunha numa dos g.p. na
década de 90, que inclui Josefina Romero (em pé).
Fotos: arquivo O Marchador e Manxo Teixeiro Jarsi
O programa competitivo da trigésima primeira edição do Grande Prémio de Marcha “Cantones de A Coruña”, que terá lugar esta tarde, além das muito aguardadas competições internacionais de 20 km marcha, uma das melhores do calendário mundial da especialidade, contará ainda com a realização do Troféu “Josefina Romero”, destinado a provas de escalões jovens (infantis a juvenis), em distâncias que variam entre 1 e 5 quilómetros, a disputarem se às 16:45 horas e às 17:15 horas.

Josefina Romero (1957-2010) foi uma das primeiras juízas de marcha do painel de especialistas da Galiza (1991), e a primeira mulher a integrar o painel nacional do país vizinho. Autora de diversos trabalhos relacionados com a atividade da marcha atlética em Espanha, Josefina participou e colaborou na realização de ações e cursos com vista à certificação de juízes de marcha, por vezes em estreita ligação com os principais responsáveis na área, Domingo Casillhas, Guillermo Montagut, Dolores Rojas e Luís Saladie.

Em 2003 foi indicada pelo Conselho de Arbitragem da Real Federação Espanhola de Atletismo para, na qualidade de juíza observadora, assistir à Taça da Europa de Marcha, em Cheboksary, na Rússia, integrando a delegação espanhola, prática usual estabelecida pelo setor dirigente da arbitragem espanhola, para grandes eventos internacionais.

Neste ano, e ainda a propósito do Grande Prémio da Corunha, há a registar a presença de dois juízes internacionais portugueses no evento, José Dias (Lisboa) e Vasco Guedes (Santarém), que farão equipa com os também internacionais Dolores Rojas (Espanha), Mara Baleani (Itália), Ian Richards (Grã-Bretanha) e Stefan Alexandru (Roménia). O delegado da IAAF nomeado para o evento será o italiano Maurizio Damilano, atual presidente do Comité de Marcha da IAAF e campeão olímpico (Moscovo, 1980) nos 20 km marcha.

A lista de inscritos no troféu, que inclui a jovem iniciada portuguesa Catarina Torres (Escola F.Mariano), pode ser consultada aqui.