terça-feira, 13 de junho de 2017

Campeonatos russos de marcha realizaram-se em Cheboksary

Os vencedores dos 50 km, Dementiy Cheparev (dorsal 56), e dos
sub-20, Sergey Shirobokov (90) e Yulia Lipanova (18).
Fotos: Mikhail Sokolovskiy
Montagem: O Marchador
A cidade Cheboksary, capital da Chuváchia, região autónoma da Rússia, palco das Taças da Europa de Marcha em 2003 e do Mundo em 2008, voltou a acolher os campeonatos nacionais de marcha em estrada, mas desta vez com muitas críticas da imprensa nacional e alguns artigos até bem irónicos sobre o evento.

Sábado, dia 10, logo pela manhã, 11 atletas perfilaram-se na partida para a disputa das medalhas na prova de maior distância, os 50 km masculinos, de entre eles Denis Nizhegorodov, o mais emblemático atleta e medalha da prata nos Jogos Olímpicos em Atenas-2004. Nizhegorodov, já veterano e prestes a comemorar 37 anos, logo de início tentou impor o ritmo que mais lhe convinha mas os mais jovens concorrentes não lhe facilitaram a tarefa. Na segunda parte da prova coube a Dementiy Cheparev, de 24 anos, aumentar o ritmo e vencer com 3.43.04, e significativa vantagem sobre segundo classificado, Sergey Sharypov (3.47.12). Nizhegorodov seria apenas terceiro classificado, a mais de 10 minutos do vencedor (3.53.34).

Em entrevista à TASS, Cheparev, o recente campeão, que pela primeira vez participou na distância longa embora vários vezes medalhado nos 20 km, referiu estar muito feliz com a vitória conseguida nos campeonatos e esperar uma resposta positiva da IAAF para que possa participar em grandes eventos internacionais.

No mesmo dia, agora na distância 20 km para masculinos (32 participantes), o vencedor foi Sergey Bakulin, com 1.20.38, seguido de Vasiliy Mizinov, sub-23 de Cheliabinsk, com 1.21.47, e Petr Bogatyriov, com 1.22.05. O primeiro e terceiro atletas representantes da escola da marcha de Saransk estão de regresso depois das desclassificações por dopagem, tendo Bakulin perdido a medalha de ouro nos 50 km dos campeonatos mundiais de Daegu-2011 e vários outros títulos. Este está igualmente otimista quanto a permissão de participação internacional da IAAF.

Nos 20 km femininos (23 atletas) realizados na tarde de sábado, Elena Lashmanova repetiu a vitória obtida no Inverno mas só na parte final conseguiu fugir da sua colega Ekaterina Medvedeva e da jovem de 21 anos, representante da casa (Cheboksary), Maria Ponomariova. A prova seguiu com muita tática, com as marcas finais a serem de 1.27.47 para vencedora, e 1.27.52 e 1.27.53 para as segunda e terceira classificadas.

No dia seguinte, nos sub-20, Sergey Shirobokov, de Saransk, até agora o único atleta masculino russo autorizado pela IAAF a participar nos eventos internacionais, optou pelos 10 km da sua categoria, que venceu sem grande oposição com a marca de 40.00. Explicou estar focado nos Campeonatos da Europa de sub-20 de Grosseto (Itália) a realizar em julho próximo, seguindo-se depois a participação nos 20 km dos Campeonatos do Mundo em Londres, em agosto, já que tem mínimos obtidos em maio passado na Taça da Europa de Marcha de Podebrady. Na prova feminina, registe-se a ausência dos campeonatos de Yana Smerdova, a vencedora em Cheboksary, com a prova a ser vencida por Yulia Lipanova, com 47.54.

Referência final para as provas de sub-18, cujos vencedores foram, nos 10 km masculinos, Salavat Ilkaev, com 41.36, e nos 5 km femininos, Elvira Chasanova, com 22.31.

As provas que têm vindo a realizar-se na Rússia não constam da lista da IAAF para obtenção de mínimos e também não dispõem do número de juízes internacionais de marcha necessários para esse efeito.

Colaboração: Kristina Saltanovic